Os comunistas destacam o passe social a 20 euros, medicamentos gratuitos para as pessoas com mais de 65 anos, bem como para doentes crónicos, o fim do pagamento de portagens nas ex-SCUT e também a possibilidade de reforma, sem penalizações, para quem tenha 40 anos de descontos.
Os comunistas criticam esta condecoração “em vésperas das comemorações dos 50 anos da Revolução libertadora de Abril”, acusando o Presidente ucraniano de personificar “um poder xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.
Tal como Cunhal escolheu Carvalhas, desta vez foi Jerónimo quem apontou o nome de Raimundo. Para surpresa de muitos, fora e dentro do partido. Incluindo no Comité Central.
Com 31 anos, o economista Duarte Alves irá ocupar o lugar de Jerónimo de Sousa – o ‘número três’ pelo círculo eleitoral de Lisboa nas últimas eleições legislativas.
O líder comunista discursou no Encontro de Quadros da Juventude Comunista Portuguesa, em Lisboa, e afirmou que o Governo fala “do valor do salário mínimo para 2026, para não se comprometerem com o seu aumento significativo já em janeiro”.
Para os comunistas, impõem-se medidas de curto prazo, entre elas, “a regulação dos preços, redução do IVA nos bens de energia elétrica e gás [6%]”.
A proposta, subscrita por Paula Santos, líder parlamentar do PCP, acontece no dia em que o Governo deverá aprovar um pacote de medidas que visam apoiar as famílias, na sequência dos efeitos da inflação.
A Festa do Avante! vai contar este ano com a presença de delegações de partidos comunistas do mundo inteiro… menos da Rússia. Também a Coreia do Norte não estará presente.
Comunistas consideram que SNS é um ‘instrumento essencial’ para os portugueses.
“Se o nosso país não suspender a operação militar, então haverá ainda mais órfãos no nosso país. Durante a operação militar, jovens que podiam trazer grande benefício ao nosso país, morreram ou ficaram inválidos”, disse Leonild Vasiukevich, ao ler a carta dirigida ao Presidente da Rússia.