D. Américo Aguiar e D. Manuel Clemente votaram sempre no cardeal Prevost, já D. Marto só a fez na segunda votação, enquanto Tolentino só ‘abandonou’ Parolin no terceiro escrutínio.
O cardeal Rober Prevost é o novo líder da Igreja Católica. É o primeiro papa natural dos Estados Unidos e os primeiros quatros anos de pontificado serão coincidentes com a segunda administração Trump. Será Leão um contrapeso, um conciliador, ou ambos?
O que era o Vaticano? Quantos Papas já existiram? O livro Cónclave: Las reglas para elegir al próximo Papa, de Javier Matínez-Brocal e do P. José de Jesús Aguilar, tira (quase) todas as dúvidas sobre a Igreja
Milhares de pessoas na Praça de são Pedro assistem à saída do fumo branco na chaminé da Capela Sistina, onde estão reunidos os 133 cardeais, entre eles estará, provavelmente, o novo Papa.
À terceira não foi de vez.
Segundo a ‘lei de Deus’, na eleição do novo Papa é totalmente proibido procurar obter bens espirituais em troca de dinheiro ou outros bens materiais, prometer votos ou existir qualquer intervenção externa. A teoria é essa, a prática será ditada pelos 133 cardeais
Conclave acontece num momento de vários conflitos mundiais e tensões internas na Igreja Católica. Novo Papa vai continuar a promover uma imagem mais moderna ou prefere reafirmar os valores tradicionais? Fique a conhecer qual a posição dos nomes mais falados para assumir a liderança da Igreja.
Até quarta-feira, início do Conclave, os cardeais podem passear por Roma, mas o Vaticano não gostou de ver o ‘folclore’ da morte do Papa nas redes sociais. Américo Aguiar foi um dos ‘visados’.
O cardeal recordou o dia em que o Papa Francisco lhe pediu para ser o camerlengo. Estavam a regressar a Roma da Jornada Mundial da Juventude de 2019, no Panamá, e Francisco fez-lhe a pergunta na classe executiva.
Angelo Becciu adquiriu um imóvel de luxo em Londres com dinheiroque iria servir para obras de caridade.
Qualquer um que seja batizado pode ser eleito Papa, mas quem não é cardeal pode esquecer esse desejo. Já quanto aos favoritos, não há memória de alguém que tenha entrado Papa no Conclave e não tenha saído cardeal
O legado do Papa Francisco não é propriamente uma missão pacífica. O Sumo Pontífice deixou as sementes, que ele entende como diálogo, e caberá agora às fações radicais, EUA e Alemanha, mostrarem ao que vêm. A ‘aula’ que deu aos jesuítas em Portugal explica quase tudo.
Os ritos que se seguem à morte de um Papa seguem um protocolo minucioso para não haver margem para o improviso. Fiel aos seus princípios, Francisco promoveu a simplificação dos procedimentos e pediu para ser sepultado fora do Vaticano.
Francisco manifestou desejo numa cerimónia mais simples. Escolha de um novo Papa é marcada por um clima de silêncio e segredo.
Américo Aguiar, Tolentino Mendonça, Manuel Clemente e António Marto são os quatro portugueses com voto no conclave. Há ainda outros nove lusófonos a participar na escolha do sucessor de Francisco.