Deputados socialistas já tinham admitido que a proposta inicial prevista no Orçamento do Estado representava uma injustiça social
‘São de esperar mais medidas eleitoralistas como a que aconteceu com o IUC’, diz César das Neves. Ferraz da Costa admite que o atual ‘era já de si bastante eleitoralista’. Economistas à espera do Retificativo.
Bancada socialista acredita que se trata de uma questão de justiça social.
Medina remete decisão sobre IUC para grupo parlamentar do PS.
Sociais-democratas estão contra as novas regras de tributação do IUC para os veículos de matrícula anterior a 2007.
Costa abordou tem do IUC na abertura do debate parlamentar na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024, que será votada na terça-feira.
Também revelou que a informação disponível sobre o impacto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas finanças públicas “é escassa, dispersa e pouco transparente”.
Para o próximo ano, o IUC irá penalizar os carros até 2007. Para contornar este aumento, muitos condutores poderão tomar a decisão de trocar de veículo. Mas nem todos terão orçamento para comprar um novo e podem optar por um em segundo mão. Veja as vantagens e desvantagens de cada modalidade.
Esta penalização vai afetar cerca de três milhões de automóveis e 500 mil motociclos. O ministro das Finanças, Fernando Medina, justificou a medida com o facto de a atual situação ser “injusta relativamente à tributação que existe sobre os automóveis mais recentes”.
O aumento IUC e o incentivo ao abate fazem parte da proposta de Orçamento de Estado para 2024. No entanto, nem todos parecem estar de acordo com estas medidas. Falámos com duas cidadãs que têm carros com matrículas anteriores a 2007.