Efacec foi vendida por um valor muito inferior ao que o Estado foi gastando. E não é caso único. Mira Amaral atira: ‘Não vamos recuperar nem pouco mais ou menos o valor investido’.
Para o economista, o modelo de crescimento que não gera valor acrescentado não permite melhorar a vida dos portugueses. E mesmo aplaudindo algumas medidas mostra-se contra o IVA zero, que tanto ajuda quem precisa como quem não necessita.
A privatização é certa e apesar de ir ‘em breve’ a Conselho de Ministros ainda não é conhecida. Sindicatos preocupados com caderno de encargos e dor de cabeça será se grupo da Iberia avançar. Mira Amaral admite que poderá não haver outra alternativa.
Ex-ministro confessa estar desiludido com o atual estado do PSD e também com o país: ‘Veja o meu estado de amargura e de desilusão depois de ter estado 10 anos no Governo e a julgar que iríamos tornar este país num país moderno, europeu e competitivo’.
Para o economista, o melhor cenário para Portugal e seu crescimento económico seria ter o PSD a ganhar as eleições e ter uma maioria parlamentar de direita. Crítica a esquerda pela lógica que defende ‘mais subsídios e mais apoios estatais’ e acredita que tanto o PCP como o BE vão ser penalizados nas urnas pelo…
O economista Mira Amaral defende que transição energética tem de ser lenta. Já para Luís Aguiar-Conraria tudo depende “se queremos levar as alterações climáticas a sério ou não”.
Uma semana antes de o Governo apresentar programa de Costa Silva decide recuperar estudo Porter pedido por Mira Amaral em 1994. Ex-ministro diz que documento agora apresentado por paraministro ‘não serve para nada’.
Os 29 signatários – onde se incluem os nomes de Luís Mira Amaral, Henrique Neto, João Luís Mota Campos ou Luís Miguel Ribeiro, entre outros – dirigiram carta à comissária Adina Valean “devido ao sistemático atraso em adotar a bitola europeia nas suas linhas internacionais”.
O antigo ministro Luís Mira Amaral defende que o relançamento da economia deve passar pela reindustrialização e considera que com os fundos europeus temos a ‘última oportunidade’ para tornar o país viável e competitivo no contexto europeu. O economista afasta semelhanças entre a contratação do estudo Porter e Costa Silva para relançar o modelo económico…
Antigo CEO do BIC ainda tentou ligar a Nuno Ribeiro da Cunha quando soube da tentativa de suicídio.