Ex-provedor garante que Ana Mendes Godinho estava a par do processo de internacionalização da SCML. A promoção a vice-provedor de um dos vogais da última administração é outra questão por esclarecer.
Tal como o Euromilhões, será feito em conjunto com outros países europeus.
Quem ganhar a nova lotaria vai receber uma prestação mensal paga ao longo de vários anos.
Manuel Lemos reconhece que ‘nunca houve uma requisição tão grande das famílias e dos utentes para irem para lares’, mas admite que mais do que apostar em lares é preciso investir no apoio domiciliário. E defende que o ‘Estado tem de encontrar uma forma qualquer do olhar para as políticas sociais de uma maneira equilibrada’.
Ana Mendes Godinho já levou a proposta a António Costa, Mariana Vieira da Silva foi ouvida e a antiga ministra da Saúde também já foi sondada para suceder a Edmundo Martinho na provedoria da SCML. No PS, não falta quem preferisse Lacerda Sales. Mas João Soares era claramente quem reunia mais apoios dentro e fora…
Numa comunicação interna a que o Nascer do SOL teve acesso, Edmundo Martinho, cuja saída de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está iminente (o seu mandato termina daqui a seis meses), anunciou o lançamento de um novo jogo social a partir de 30 de outubro próximo.
“Os outros dez desalojados continuam numa situação de grande vulnerabilidade e a beneficiar do nosso apoio”, disse a Santa Casa da Misericórdia.
Pedro Santana Lopes abandonou a presidência da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Gabriela Canavilhas é apontada ao cargo. Entretanto, Maria João Bustorff, neta do fundador, nega que a família esteja de saída e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nada diz sobre essa possibilidade estar em cima da mesa.