Número de casos de ataques de cães está a diminuir

Tendo em conta o primeiro trimestre de 2016, também se prevê um decréscimo do número de casos de cães “perigosos” não registados.

O número de ataques de cães a pessoas está diminuir em Portugal. Segundo dados da PSP e da GNR também são em menor número os casos de falta de registo de cães de raça potencialmente perigosa. Apesar desta tendência geral, nas áreas de competência territorial da Guarda Nacional Republicana só no primeiro semestre deste ano verificaram-se mais casos de ataques de cães (51) que em todo o ano de 2015 (30). Ou seja, para a tendência de diminuição geral contribui sobretudo o decréscimo acentuado destes episódios registados nas áreas da responsabilidade da PSP.

Ao i fonte oficial da Polícia de Segurança Pública revelou que nos primeiros seis meses de 2016 o número de participações por “mordedura de cães” foi 372. No que respeita às queixas apresentadas no ano passado junto desta polícia, houve um total de 827 pessoas com ferimentos provocados por cães. Isso significa que a confirmar-se a tendência dos primeiros seis meses deste ano, haverá uma diminuição do número de casos.

Somando os dados da PSP e da GNR no ano passado houve em Portugal 857 queixas por este tipo de ataque e 423 casos registados nos primeiros seis meses de 2016.

 

 

Leia o resto em ionline.sapo.pt