Maquinista termina turno e abandona o comboio a meio da viagem

Um maquinista abandonou o comboio quando terminou o seu turno e deixou 109 pessoas a meio da viagem.

O comboio fazia a ligação entre Santander e Madrid, em Espanha, mas não chegou ao destino. O maquinista terminou o seu turno de trabalho a meio da viagem e abandonou o comboio, deixando mais de 100 passageiros a meio do percurso.

O maquinista da ferroviária espanhola Renfe interrompeu a circulação porque tinha terminado o seu turno “e não tinha substituto”, disse a Guarda Civil espanhola ao El País.

O jornal espanhol revela que este comboio tinha partido de Santander com um atraso de 15 minutos, devendo chegar a Madrid por volta das 23h37, mas a viagem acabou às 21h.

Inicialmente, os passageiros ouviram que a paragem se devia a “problemas técnicos”, mas depois ouviu-se a verdadeira explicação através dos intercomunicadores do comboio: “O maquinista tinha decidido parar porque terminara o seu turno e não queria arriscar ter um acidente por excesso de horas”.

As portas do comboio só abriram depois da chegada da Guarda Civil e uma hora depois o revisor disse aos passageiros que a empresa iria disponibilizar um autocarro para fazer o resto do percurso.

"Lamentamos o atraso e os transtornos causados e informamos que os passageiros têm direito ao reembolso a 100% do valor do bilhete", afirmou a Renfe mais tarde.