10 sugestões para ter um Natal mais amigo do ambiente

Aqui ficam alguns conselhos da Quercus

Com a época natalícia chega também o aumento do uso energético, o desperdício de papel, o desgaste de recursos, tudo coisas que estragam o nosso planeta.

Para tentar acabar com esta tendência, a organização ambiental Quercus decidiu dar 10 dicas para ter um Natal ‘mais verde’.

Escolha da árvore. “Se vive numa zona urbana (sem jardim ou quintal) opte por uma árvore artificial que possa reutilizar durante vários anos. Ao optar por um pinheiro natural, escolha com raiz se tiver oportunidade e espaço para os plantar novamente, depois de terminar este período festivo”, recomenda a organização.

Esperar pelo tempo certo. Comece as decorações com a época natalícia, que coincide com o início do advento, e não antes. Assim evita o desperdício de energia.

Poupe nas luzes. “Opte pelo uso de lâmpadas mais eficientes e de menor consumo energético. Não deixe as luzes acesas em períodos em que não se encontra ninguém em casa ou a família está a dormir”, diz a Quercus.

Artesanato. “Faça as suas próprias decorações de Natal reutilizando materiais ou, em alternativa, adquira artigos produzidos por Associações de caráter social ou a artesões locais que utilizem produtos sustentáveis”, refere o comunicado.

Viagens. Use os transportes públicos durante as deslocações natalícias.

Presentes. Opte por produtos de origem nacional e, se possível, de modo de produção biológica. Na cosmética, escolha produtos naturais e que não tenham sido testados em animais; na eletrónica, opte pelos aparelhos ambientalmente mais sustentáveis.

Papel. Opte por materiais com potencial de reaproveitamento.

Ceia. Faça uma lista do que precisas e evite o desperdício alimentar. Faça a sua ceia, evite embalados e opte por produtos nacionais e biológicos

Atenção aos fritos. Recolha o óleo usado para fritar os doces de natal e entregue-o num ponto de recolha.

Resíduos. “Faça a separação dos diferentes resíduos, reutilize os papéis de embrulho e os laços decorativos e encaminhe os diferentes materiais para reciclagem utilizando os ecopontos. Adie alguns dias a deposição dos resíduos não orgânicos de forma a evitar a acumulação de lixo nos contentores”, recomenda a Quercus.