Estado do mar vai agravar-se nas próximas horas

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) pedem cautela à população

O estado do mar vai agravar-se e as ondas podem atingir os quatro metros de altura. O alerta foi lançado hoje de manhã pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).

As autoridades aconselham a população em geral a ficar longe da costa e das zonas de rebentação, “em especial junto aos molhes das entradas dos portos e zonas de praia”.

Já a comunidade marítima deve reforçar a amarração e vigiar as embarcações atracadas. “Aos pescadores lúdicos aconselha-se cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras normalmente utilizadas para a prática de pesca à cana”, pede a AMN em comunicado.

As autoridades recomendam ainda aos profissionais que evitem sair até que as condições melhorem. Caso quem, por necessidade laboral, tenha de estar no mar, “recomenda-se que se certifique do estado de conservação dos equipamentos de salvação individuais e coletivo”. Estes profissionais também devem assegurar que os equipamentos rádio e de emissão de alertas se encontram em bom estado de funcionamento. 

Segundo as autoridades, as condições meteorológicas devem manter-se inalteradas até pelo menos até à hora de almoço de amanhã.