Quem é Franky Vercauteren?

Ao fim de duas semanas de dúvidas e incertezas, eis a escolha de Godinho Lopes. O belga Franky Vercauteren é o novo treinador do Sporting. Aos 56 anos, a antigo médio, da geração que alcunhou a selecção da Bélgica de ‘Diabos Vermelhos’, vai agora assumir o comando dos leões. No seu curriculum terão pesado os três…

o nome do belga foi anunciado na manhã desta segunda-feira, e a imprensa desportivo escreve que vercauteren deverá assinar um contrato que se estenderá até ao final da época. para já, na quinta-feira, deverá assistir na bancada do cristal arena ao próximo encontro do sporting, na liga europa – contra o genk, equipa com a qual conquistou o seu último título.

em maio de 2011, a sagrou-se campeã belga ao derrotar, na derradeira partida da liga, o standard de liège. um ponto que culminou os 64 com que terminou a fase regular do campeonato.

só confirmaria o título no playoff – que se disputa entre os cinco primeiros classificados. no final, com 40 encontros disputados, o resultado: 25 vitórias, nove empates e seis derrotas. acabou como a equipa que menos golos sofreu (20) e a que mais marcou (80).

nessa equipa, imperavam nomes hoje mais destacados, mas que, à época, não passavam de jovens cujo nome pouco ecoava fora da bélgica: thibaut courtois, guarda-redes do atlético de madrid e kevin de bruyne, do werder bremen (ambos emprestados pelo chelsea) eram os destaques, além do mais experiente da equipa, thomas buffel, que continua por lá e que vai defrontar o sporting, na quinta-feira.

ainda em 2011, vence a super taça da bélgica, já depois de ser eleito como treinador do ano.

anos antes, no anderlecht, o sucesso começara por chegar como técnico-adjunto. em 2000 e 2001, é campeão pelo clube de bruxelas, e só sai da sombra de 2005 quando, já como treinador principal, guia a equipa até ao título. na época seguinte, repete a conquista.

em maio de 2008 volta à sombra. vercauteren chega à selecção belga, mas como adjunto de hugo roos. assim permanece durante um ano, marcado pelos resultados negativos. roos é demitido, e abre-se a porta ao ex-treinador do anderlecht.

porém, dura apenas cinco meses, marcados por prestações negativas que tiram a bélgica do mundial de 2010, e empurram vercauteren também para fora da selecção – três derrotas e uma vitória nos jogos da fase de qualificação que disputou.

depois, de volta aos clubes, vercauteren é campeão com o genk. mas em agosto de 2011, os petrodólares do abu dabi cativam o belga a sair para o al-jazira, onde fica até abril deste ano. saiu do clube por alegadas incompatibilidades com os jogadores.

a treinar, o sucesso de franky vercauteren centra-se na bélgica. como jogador, foi com a sua selecção que mais brilhou, e será por aí que o seu nome poderá ser recordado por quem tinha olhos para ver a selecção belga da década de 80 do século passado.

em 1986, os ‘diabos vermelhos’ ganharam fama e nome com o quarto lugar que alcançaram no mundial do méxico, ou para alguns, no torneio de diego armando maradona, a lenda argentina que marcou dois golos à bélgica quando ambas as selecções se cruzaram nas meias-finais. nessa equipa, coabita com vicenzo scifo, eleito melhor jovem desse mundial, e outros nomes como eric gerets, franky van der elst, rené vandereycken e hugo broos – como técnico, foi adjunto dos dois últimos.

em clubes, disputou e venceu com o anderlecht uma taça uefa três anos antes, em 1983, contra o benfica, em pleno estádio da luz. em 1976 e 78, conquistou duas taças das taças. no mesmo clube, venceu quatro campeonatos belgas.

como jogador, títulos não faltam. a treinar, também tem currículo para mostrar. o desafio, agora, é segurar uma equipa do sporting que, mais do que tudo, precisa de tempo. e face à instabilidade que rodeia o clube (adeptos, resultados, problemas financeiros) e a estrutura que não se vê na direcção, poderá ser este o principal adversário de franky vercauteren.

tempo que o belga precisará para ir furando a barreira da língua, de quebrar a novidade de trazer processos e métodos novos para os jogadores e colocar a equipa a jogar como queira. esta época, tal como em outras anteriores, a paciência em alvalade não abunda.

mas, e tal como aconteceu com ricardo sá pinto, o novo treinador chega com margem levar o sporting a fazer muito melhor. o contrário, diga-se, seria difícil.

diogo.pombo@sol.pt