Tailândia. Quatro crianças resgatadas. Operação será retomada amanhã

Até ao momento, das 12 crianças presas numa gruta na Tailândia foram resgatadas quatro.

As operações de salvamento começaram este domingo de manhã com vista a resgatar as 12 crianças presas numa gruta na Tailândia.

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, disse que 18 mergulhadores entraram na gruta às 10h da Tailândia (04h00 em Lisboa) com o objetivo de retirar os 12 jovens presos na gruta há 15 dias.

Por volta das 13h de Portugal Continental, foram resgatadas as duas primeiras crianças presas na gruta, tendo seguido mais tarde para hospital por ambulância e helicóptero.

"Saíram duas crianças. Estão neste momento a ser assistidas no hospital montado à entrada da caverna", disse à Reuters Tossathep Boonthong, líder do departamento de saúde da província de Chiang Rai.

Mais tarde foram resgatadas outras duas crianças, sendo que um dos rapazes precisou de cuidados especiais, estando neste momento em observação.

Às 15h de Portugal Continental foi feito um balanço por parte das autoridades da Tailândia, onde foi informado que as operações seriam retomadas esta segunda-feira.

“Isto está a correr melhor do que eu esperava. Toda a gente está feliz. Hoje foi muito suave. Quando ensaiámos achávamos que íamos demorar dez minutos desde a gruta até ao helicóptero mas só demorámos dois”, revelou o governador de Chiang Rai.