Apoio de Figo a Sócrates foi mesmo um negócio

Américo Thomati, João Carlos Silva e Rui Pedro Soares vão a julgamento porque o tribunal encontrou um nexo de causa-efeito entre o contrato do Taguspark com Figo e o apoio deste a José Sócrates. Tudo o que o SOL escreveu sobre o assunto se confirmou.

o tribunal de instrução criminal (tic) de lisboa decidiu levar a julgamento rui pedro soares, ex-administrador executivo da pt, pelo crime de corrupção passiva para acto ilícito.

a juíza ana cristina silva, do 3.º juízo do tic, corroborou assim a acusação da 9.ª secção do diap de lisboa e não teve dúvidas de que existem indícios fortes de que soares, perante o aproximar das eleições legislativas de 2009, «pôs em execução uma estratégia para obter o apoio à candidatura do ps por parte de figuras públicas beneficiárias de simpatia popular».

para tal, diz a magistrada, recorreu a meios da portugal telecom (pt) e a verbas do taguspark para convencer luís figo a apoiar josé sócrates.

américo thomati e joão carlos silva, ex-presidente e ex-vogal da comissão executiva do taguspark, respectivamente, foram também pronunciados pelo mesmo crime, por terem aderido ao plano de rui pedro soares.

como contrapartida pelo apoio público de figo a josé sócrates, os gestores assinaram no verão de 2009 um contrato de imagem com o futebolista no valor de 750 mil euros.

luis.rosa@sol.pt