Que América é esta?

Quando, em 2008, Barack Obama chegouà presidência dos Estados Unidos da América com 69,4 milhões de votos, tornando-se o presidente mais votado da história do país, gozava da graça de, por um lado, ser o primeiro negro a ocupar este cargo, por outro, suceder a George W. Bush, que, ao empurrar a América para uma…

Mas se ‘o presidente que sucedeu a Obama’ vier a ser Donald Trump, este estigma poderá atingir o estatuto de infinito. Tem dúvidas?

Há três dias, John Kasich, o último dos candidatos republicanos que ainda estava na corrida para disputar a nomeação, juntamente comDonald Trump, anunciou o seu afastamento.  Automaticamente, a candidatura de Hillary Clinton, que ainda não tem a nomeação garantida, fez sair dois vídeos arrasadores para Trump. E se sobravam dúvidas sobre quem é este homem, basta ver estas imagens. Imagens que não são protagonizadas por democratas que criticam Trump, mas antes pelos próprios republicanos que o descrevem como sendo um trapaceiro, amoral, narcisista, exibicionista, xenófobo, um bully que gozou com um jornalista portador de deficiência e que acredita que os mexicanos são violadores, alguém que precisa de terapia, que defende que os EUA são um pais onde se fala inglês e não espanhol, que quer castigar as mulheres que façam um aborto e que põe a hipótese de atacar a Europa se achar que aqui existem terroristas. E, por último, alguém que promete: “Faço tudo aquilo que digo”. Perante isto, só há uma dúvida que não me sai da cabeça: que América é esta que põe a hipótese de eleger Donald Trump para presidente?