Comer certos queijos ajuda a ter uma vida mais longa

Boas notícias para aqueles que adoram queijo

O jornal Nature Medicine publicou um novo estudo onde é defendido que alguns queijos ajudam a prolongar o período de vida dos seres vivos.

De acordo com a investigação, os queijos que contém um composto químico chamado espermidina são aqueles que podem ajudar um ser a viver mais tempo.

Para além disso, o estudo avança que este componente ajuda também fortalecer as defesas do sistema cardíaco – reduz a espessura dos músculos cardíacos (associados à tensão alta) e diminui o risco de batimentos cardíacos desregulados.

Inicialmente, o estudo concluiu que este componente ajudou a prolongar a vida de ratos e ratazanas. Depois, o teste foi aplicado em 800 pessoas de nacionalidade italiana – cuja dieta inclui vários tipos de queijos. Destas, aqueles que ingeriam mais espermidina tinham menos 40% de hipóteses de ter uma paragem cardíaca. Tinham também uma tensão mais baixa e uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.

Boas notícias para aqueles que adoram queijo. Mas atenção, este componente é encontrado principalmente em queijos já ‘envelhecidos’.