Gasolina em Portugal é uma das mais caras do mundo

Prepare-se para mais uma subida do preço dos combustíveis já no início desta semana.

A Bloomberg divulgou os dados referentes ao final do terceiro trimestre deste ano e sem contabilizar os aumentos recentes, concluiu que a gasolina portuguesa é uma das mais caras do mundo, ocupando o décimo lugar do ranking, ao apresentar um preço médio por litro de 1,37 euros, no fim de setembro.O peso dos impostos e das margens de lucro são duas das razões apontadas para este encarecimento do preço  final da gasolina praticado no mercado nacional.

O primeiro lugar da tabela, segundo a Bloomberg, é ocupado por Hong Kong ao apresentar, no mesmo período,  o preço médio por litro de 1,67 euros. A  Noruega surge na segunda posição, com o litro da gasolina a custar 1,59 euros, no final de setembro. A Holanda aparece em terceiro lugar da tabela ao apresentar um preço médio por litro de 1,50 euros no fim de setembro.

Já de acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sexto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal. Retirados os impostos, o diesel desce para o 20º lugar do ranking europeu enquanto a gasolina diminui para a 14ª posição.

Nova subida esta semana

Já no início desta semana prepare-se para um novo aumento do preço dos combustíveis. Esta subida vai sentir-se tanto no aumento do preço do gasóleo como o da gasolina, o que levará os preços para valores de finais de outubro.

Feitas as contas, a evolução dos preços de venda ao público deverá registar aumentos na ordem de um cêntimo tanto para o gasóleo como para a gasolina e vão sentir-se em todas as gasolineiras, incluindo a dos hipermercados.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. O Brent, petróleo de referência na Europa, registou uma subida semanal superior a 13%. A valorização do euro face ao dólar desagrava, no entanto, a subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,463 euros, enquanto o gasóleo vale 1,236 euros. As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.