Quer poupar durante uma viagem? Siga as dicas do casal que gasta apenas 23 euros por dia

Os Howard decidiram revelar alguns dos truques que usam durante as suas viagens.

Mike e Anne Howard casaram-se em 2011, compraram uma casa juntos em Nova Iorque e tinham uma vida profissional estável. De repente, decidiram vender a maior parte dos bens que tinham, arrendaram a casa e começaram a maior lua-de-mel de sempre – duração – cinco anos; percurso: 50 países dos quatro cantos do mundo. O seu orçamento? 23 euros por dia para os dois.

Os Howard decidiram revelar alguns dos truques que usam durante as suas viagens. Aqui estão eles:

Abra um ‘fundo de viagem’. Basta ir poupando 10 euros por dia. “Se for despedido ou demitir-se, aproveite o dinheiro que poupou e passe um mês ou dois a viajar”, aconselha Mike.

Tenha calma. Vai dar cabo do seu orçamento se passar a vida de um lado para o outro a tentar ver tudo. “Aproveite uma aldeia em particular – sai mais barato e é mais divertido”, diz Anne. “É preciso estar pelo menos uma semana num sítio para começar a perceber como se vive mesmo naquele local”, acrescenta. E se tem mesmo de se deslocar, opte pelo autocarro em vez do avião – demora mais tempo, mas aproveita melhor a vista e faz amigos pelo caminho.

Não faça pré-reservas online. “Encontra melhores negócios presencialmente do que na Internet”, diz Mike. Se o hotel tem dinheiro para ter um site, anúncios no Google, etc, é porque está a cobrar entre 5 a 10 vezes mais do que o alojamento local. O casal aconselha a optar pelas pesquisas online se se tratar de uma estadia de um ou dois dias, mas, de resto, o melhor é optar pelas belas pousadas locais.

Troque de casa. Se gostar de se aventurar, experimente sites que oferecem trocas de alojamento, por exemplo. Na página Nomandor (https://www.nomador.com/) pode ficar a tomar conta da casa de alguém que também vai de férias, por exemplo.

Esqueça as garrafas de plástico. “Podem chegar a custar dois euros e fazem mal ao ambiente”, diz Mike. Em vez destas garrafas, opte por encher o seu cantil com água da torneira.

Para conhecer melhor a história de Mike e Anne, clique aqui.