Cães preferem carinho a comida

Um estudo desenvolvido por investigadores norte-americanos vem provar que os cães preferem afeto a alimentos.

Com o apoio de ressonâncias magnéticas foi possível perceber que 13 dos 15 animais testados mostraram maior atividade em áreas do cérebro que se referem ao prazer quando receberam um carinho, mais do que quando a recompensa foi comida.

Cães entendem palavras e distinguem entoações 

Um novo estudo publicado esta semana na revista “Science” vem provar que os cães, tal como os humanos, percebem palavras e distinguem entoações.

A pesquisa, desenvolvida por uma equipa de cientistas da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, usou os resultados de ressonâncias magnéticas feitas a cães para perceber a forma como os animais recebem as palavras.

Para o estudo, os cientistas treinaram treze cães para que ficassem parados na máquina que lhes iria fazer o exame, enquanto ouviam a voz dos donos que iam dizendo palavras com diferentes entoações. As palavras de elogio eram ditas com felicidade na voz e, para as neutras, era usado um tom de indiferença. Além disso, usaram também palavras sem significado, usando os dois tipos de entoação.

O resultado surpreendeu os investigadores: os cães, à semelhança dos humanos, distinguem as palavras usando o hemisfério esquerdo do cérebro e distinguem as diferentes entoações usando o hemisfério direito. Esta conexão permite aos animais reagir a uma palavra gentil quando ela é dita de forma igualmente gentil, o que não acontece quando é dita em tom neutro.