Governo alemão anuncia redução do número de requerentes de asilo

Ministério do Interior justifica diminuição com as políticas alemãs e europeias bem-sucedidas.

Numa altura em que faltam nove meses para as eleições na Alemanha, o executivo de Angela Merkel apresentou um conjunto de dados que podem contribuir para a chanceler reforçar o seu favoritismo e o da CDU na corrida. De acordo com os números apresentados, na quarta-feira, pelo ministro do Interior as autoridades alemãs contabilizaram a chegada de 280 mil refugiados e requerentes de asilo, em 2016, um número significativamente distante dos 890 mil verificados no ano anterior.

“Fomos bem-sucedidos na gestão e controlo do processo migratório”, congratulou-se o ministro Thomas de Maizière, citado pela BBC. “Isto revela que as medidas que o governo federal [alemão] e a UE tomaram, estão a ser efetivas”, acrescentou. Para Maizière, a redução pode explicar-se através da adoção de duas medidas concretas, conforme passou a explicar: o acordo alcançado entre a União Europeia e a Turquia e o encerramento da “Rota dos Balcãs”.

Apesar da redução drástica do número de requerentes de asilo e refugiados – vindos maioritariamente da Síria, do Iraque e do Afeganistão – os dados disponibilizados pelas autoridades migratórias alemãs mostram que o número de pedidos de asilo, em 2016, até foi superior a 2015 – mais de 745 mil. Segundo o ministro do Interior alemão, essa contabilização inclui bastantes pedidos daqueles que chegaram em 2015, e que apenas formalizaram a requisição de asilo no ano seguinte.

A política de abertura da Alemanha aos refugiados, liderada pelo executivo de Merkel, foi muito criticada pelos movimentos políticos de extrema-direita no país, nomeadamente pela Alternativa para a Alemanha (AfD). Anúncios desta natureza podem ajudar a chanceler alemã a recuperar alguma da aura perdida.