Smoke No Smoke

Hoje, 17 de Novembro é o ‘Dia Nacional do Não Fumador’. É o meu dia.

 

Por acaso é nacional (e até é bom), mas podia ser mundial. Aliás, 31 de Maio é o ‘Dia Mundial Sem Tabaco’. Quem é que inventa estes dias? Será que já existem dias nacionais para os 365 possíveis? Digo 365 porque não acredito que exista um dia que só seja comemorado de 4 em 4 anos. E para os dias mundiais? Ainda haverá vagas? Será que quando esgotarem os dias - tal como as matrículas dos automóveis - arranjam novas classificações, tipo “Dia Universal”? eu tenho com cada preocupação…

 

 No final de 2005, após muitos anos a fumar dois maços por dia, andava com umas ideia esquisitas. Uma voz interior dizia-me: “Tú deixa de fumar. Olha que isso é mau.”. Incomodado com esse ‘besouro’ constante no meu ouvido, eu lá ia pensando que até seria uma boa ideia.

 

O problema é que a minha cabeça começa com pensamentos estranhos: “Último cigarro? Último? Eu não gosto de pensar que existe um último. E se é o último, será que o tenho de fumar de forma diferente? Dou passas pequenas para prolongar o prazer – tipo cigarro tântrico – ou dou passas prolongadas como se não houvesse amanhã? E se eu fumo apenas porque tenho um tique de mão? O que farei depois? Ponho a mão no bolso? Procuro uma caneta para brincar? Que desculpas vou dar para sair a meio das reuniões ou das salas de espera?”. Eram demasiadas questões e eu não tinha resposta para cada uma delas.

Nesse final de 2005, à noite, eu dava por mim a fumar que nem um doido, na esperança de ficar de tal forma enjoado que nunca mais pensasse num cigarro. O problema é que no dia seguinte, já estava de novo com um cigarro na boca. Mas porque é que eu não engravidava? Talvez assim conseguisse.

O ser humano comum ainda tem uma vantagem sobre mim. Consegue mastigar pastilhas elásticas sem cuspir logo de seguida chumbo dos dentes. Até isso estava contra mim. Nem podia ter uma alternativa mascável em relação ao cigarro. Infelizmente, a natureza não me bafejou com uma dentição de leão. Ainda pensei no chupa-chupa – têm sabores horríveis – e no palito de madeira – tipo Lucky Luke.

 

 

 

Por coincidência, tinha andado a fazer uns exames no final de 2005. Nessa altura, foi com espanto que ouvi o médico dizer: “Expirou o prazo de validade da sua vesícula!”, “perdão!? – pergunto eu”, “Sim, encontrei a nota do fabricante que dizia: ‘do not use after Dec 2005. Made in Hong-Kong’ , assim, teremos que retirar essa peça defeituosa!”

Como os tipos do signo Virgem são geralmente super hipocondríacos, fui logo à Net ler tudo sobre operações, anestesias, complicações, recobros, etc. Nessa investigação, li que no caso de uma operação, o ‘talhado’, uma semana antes da data de corte, deveria evitar fumar. Eu lá tentei, mas na véspera ainda fumei.

 

 

 

Pelas 11h do dia 3 de Janeiro de 2006, estava eu a acordar no recobro, quando fui atacado pelo seguinte pensamento: “vou pedir para me levarem lá fora para fumar um cigarrito.”. Este pensamento impuro durou poucos segundos. Apenas o tempo até que eu inspirasse com mais força e dissesse para dentro: das**** que isto dói pra caramba!”.

No dia seguinte, talvez pela excelente refeição de soro que estava a ter, fui atacado pelo seguinte pensamento: “vou pedir para me levarem lá fora para fumar um cigarrito.”. Virei-me tipo tarzan para fazer o pedido quando grito: “das**** que isto dói pra caramba!”.

Nos dias seguintes, já em casa, como estava ‘distraído’ com as dores, sei que os apetites de um cigarro eram mais espaçados. Por outro lado, a ‘maluca’ da princesa mor tinha deitado fora tudo o que era maços de cigarros. Dessa forma, eu estava num autêntico desmame. Não me estava a imaginar a telefonar para o 112 a pedir que me fossem comprar cigarros.

 

Queria aproveitar para mencionar alguns aspectos perfeitamente horríveis, resultantes do facto de não andar a fumar:

- Após subir escadas, consigo ter uma conversa coerente com alguém que encontro no seu topo;

- As minhas roupas cheiram a lavanda, mesmo ao fim do dia;

- Consigo farejar um cigarro acesso a 1Km de distância;

- Quando fico intolerante, o meu coração não parece que vai saltar pelos tímpanos;

- O meu hálito já não mata os mosquitos mais próximos;

- Descobri que as pontas dos dedos da mão direita são cor-de-rosa. Sempre pensei que amarelo era a cor de nascença;

- As enxaquecas são mais raras e nunca mais tossi tipo cão do ‘siber’ quando vê coisas giras na Net;

- Nunca sei que destino dar aos cerca de 150€ que me sobram todos os meses;

 

Quanto a aspectos positivos, apenas consigo identificar dois:

- aumentei 8kg. Sempre fui um ‘trinca-espinhas’, 1.80m e 87kg, de maneira que este peso a mais até me deixou mais ‘composto’;

- nas primeiras semanas, descobri que podia ter ido para a Ópera, tais eram as vezes que dava comigo a ‘gritar’ por tudo e por nada;

 

Uma coisa engraçada, sei que fumei no dia 2 de Janeiro de 2006, mas não me consigo lembrar como foi, nem se gostei. Afinal, o ‘último’ teve pouco significado.

 

 

 

De uma coisa eu tenho a certeza. Sei que nunca vou perder a vontade de fumar. Sei que muitas vezes, quando as minhas narinas detectam nicotina no ar, a minha boca saliva. Tenho também quase a certeza que se fumar um cigarro existirá elevada probabilidade de voltar a fumar. Um cigarro hoje, um cigarro amanhã, dois cigarros depois de amanhã,…, uma coisa leva à outra e estarei a comprar um maço para fumar.

Sei que os desejos são cada vez mais espaçados e que cada vez é mais fácil tirar o impulso da cabeça. Sei que já passaram 315 dias desde a última vez que fumei. Sei que até à hora de publicação deste post ainda não fumei e que irei para casa sem fumar. Amanhã logo se vê.

 

Se no fim desta conversa sobre tabaco e perante todas estas imagens anti-tabaco, você tiver ficado com vontade de fumar um cigarrito, é sinal que talvez ainda não esteja preparado para tentar deixar de fumar.

 

Por fim, se precisa de uma desculpa para deixar de fumar, tente saber junto do seu médico se tem alguma peça do seu corpo fora do prazo de validade. Convém que seja a vesícula ou o apêndice.

 

Smoke? No Smoke?

 

Governo criticado pela demora na aprovação da lei anti-tabaco

 

Fundação Portuguesa de Cardiologia

Publicação: Friday, November 17, 2006 4:37 PM por bluewater68
Arquivado em: ,

Comentários

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 5:27 PM por Anahory

Apesar de ser fumadora e não querer deixar de fumar pois não quero kg nenhuns a mais (e bem que devia deixar de fumar) considero este post extraordinário.

Ao contrário do que normalmente acontece quando me vêm com a conversa do "cigarro faz mal" eu até me ri e interessei por ler este post até ao fim.

Parabéns pelo post, e por ter deixado de fumar.

Um beijo

Kiki

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 5:34 PM por CDimas

Muito bom post! Uma forma diferente de abordar um assunto tão melindroso!

Também eu sou, com muito orgulho, uma ex-fumadora.

Deixei de fumar porque engravidei.

Hoje em dia, a minha filha já tem quase 6 meses e eu, continuo sem fumar...

Só de pensar que lhe posso dar mil beijinhos e abraços e que os mesmos não sabem a tabaco, dá-me força para continuar.

Beijinhos,

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 6:16 PM por zerozero

Olá Blue

  Este post deve dar uma "fórcinha" à Meiadeleite.

  Quanto aos € 150 que te sobram todos os meses e que não sabes o que fazer com eles, podes enviar-mos que não me importo.

  Olha Blue, está a faltar-me o ar... vou fumar um cigarro.

  Zero

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 6:19 PM por meiadeleite

Amigo BW,

Dificilmente me identificaria mais com um post sobre cigarro. Sou fumadora, na cabeça, pois na prática deixei há cerca de ano e meio (não me lembro da data, que bom). Dou as minhas "passas" de aconchego e alívio psicológico. Todos os dias penso menos no cigarro mas, é verdade, acendem um a um kilómetro, e os meus pulmões "salivam". Desde que deixei de fumar nunca mais fumei um cigarro. Esta noite vou sair com as minhas amigas, a primeira vez desde que deixei de fumar, será um teste terrível. Deixei de fumar porque uma médica olho para mim (alérgica e com princípios de asma e bronquite) e disse: É agora, já. Depois de uma vida de fumar e de ter deixado dois anos duas vezes, uma vez por cada filho, estou na terceira vez de divórcio do cigarro. E ainda bem. Obrigada pelo teu post magnífico (vinho do Porto...), os dentes da senhora são uma óptima inspiração para mim esta noite!

Um beijinho, meiadeleite

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 6:21 PM por meiadeleite

Obviamente não revi o que escrevi: um mês e meio, não queria mais nada!

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 8:19 PM por JAMES

Amigo 'bluewater'

Pois...tomei nota!!!!

Gostei imenso da forma encontrada para a 'publicidade' non smoker!

Lindo 'post'. - Será que vai ser desta?!!! ...Vou tentar, prometo!!!

Obrigado pela magnífica mensagem.

Grande Abraço

James

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 8:26 PM por trout

Eu deixei de fumar , e respiro melhor, só por isso vale a pena.

UM abraço

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 10:51 PM por afrancis

Boa noite Bluewater68,

Unquestionably … Do not smoke!

Beijinhos

# re: Smoke No Smoke

Friday, November 17, 2006 11:12 PM por scscoutinho

Excelente post...mesmo...já fumei...nunca fui grande fumadora, mas fumava 3c cigarros 4 por dia...mas realmente no outro dia, sentia-me mal...e como pratico natação, chegava aos treinos meio que sem fôlego...felizmente deixei...também porque enjoei do cheiro do tabaco...o meu patrão fuma tanto, um atrás doutro e dentro da loja onde trabalho, que acabei mesmo por enjoar...bahhhhhhhhhhhh chego lá de manhã depois e levo com aquela fumarada...bahhhhhhh até fico roixa...isso ém que eu acho mal...as pessoas que não fumam não deveriam mastigar o fumo dos outros...mas vai-se lá fazer o quê...beijinho bom fim semana...ahhh respondi ao seu comentário no meu blog...

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 9:29 AM por meiadeleite

Bom dia! Só para dizer que para além das "passas" do costume, não fumei! Uma pequena vitória. Mesmo assim acordei com sabor a fumo na boca: quem vai a algum bar, por mais calmo que seja, trás isto para casa: o cheiro e o sabor a fumo. (sccoutinho: não há pior que a tua situação: fumar sem fumar)

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 10:26 AM por meiadeleite

Amigo BW,

PARABÉNS! E Parabéns ao SOL pela escolha. A semana passada ouvi muitas vezes a palavra "merecido". Quero repeti-la hoje aqui com letras garrafais, a bold e sublinhado! Os posts deste blog começaram bem e continuam muito melhor. Parabéns pela qualidade do trabalho e pelo que não foi referido no SOL: haver sempre a disposição e a disponibilidade para ajudar toda a gente na comunidade que emite um S.O.S.

Um beijinho grande, meiadeleite

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 11:37 AM por Arden

Um excelente post, sobre um assunto na boca de muita gente.

Caro Blue, eu estive dois anos sem fumar e faz agora um ano que voltei a fumar como mum cavalo, o que só pode querer dizer que sou muito Burro. Não retirei nenhuma peça fora de validade, foi um bocadinho pior o motivo que me levou a deixar de fumar, mas estranhamente parece que não aprendi a lição.

Parabéns pela publicação em papel. Merecida e tb já era hora de se lembrarem que existem outros Blogs sem ser o da Meiadeleite: - ) Estou a brincar meiadeleite, o teu serviço público é muito bom.

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 11:37 AM por bluewater68

Bom dia a todos os visitantes.

Gostaria de salientar que o meu post não é um apelo contra o tabaco e para que deixem de fumar. Eu fumei, agora não fumo e sinto-me bem por isso. No entanto, não estou livre de voltar a fumar amanhã.

Uma coisa é certa, não podemos é 'obrigar' os outros a fumar, e 'scscoutinho' é uma vítima do fumo do seu patrão. A legislação contra o fumo de tabaco em espaços públicos está atrasada em Portugal e não será tão limitativa como nos restantes países em que tem sido implementada.

Uma última nota. A minha mãe morreu a desejar que eu deixasse de fumar. A minha avó morreu a desejar que eu deixasse de fumar. Em ambos os casos, eu refugiei-me no tabaco como forma de superar a tensão em que vivia. Lamento não ter deixado de fumar enquanto elas eram vivias. Se existe um 'céu', espero que ambas me estejam a ver e que aceitem a máxima: "mais vale tarde do que nunca".

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 12:28 PM por zerozero

Olá Blue

  Acabei de ler no Oceano que foste o destaque desta semana no Sol.

  Parabéns! É um destaque bem merecido, tal como sucedeu com a Luana e a Meiadeleite.

  Zero

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 12:42 PM por Anahory

Acabei de saber que este blog foi o escolhido pelo Sol como O BLOG DA SEMANA!!!!

Concordo com o Zero, os blogs que o Sol tem destacado são todos eles excelentes blogs dos quais tenho prazer de ser leitora assídua.

O Bluewatar além de ter um blog muito interessante, escrito de uma forma simples e clara, com temas muito diversos,  também tem sido uma ajuda indispensável a todos nós nesta comunidade, com a sua sempre disponibilidade, e com os excelentes post de ajuda. Sem eles, muitos de nós não teríamos conseguido pôr fotos, vídeos, etc., etc.

Por isso os meus sinceros PARABÉNS, não só pelo BLOG mas também pela sua própria pessoa.

Um grande beijo

Kiki

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 12:42 PM por dissidencias

Agente BW,

Tens que continuar a resistir à tentação do tabaco...

Gostei muito do teu post, principalmente dos "aspectos perfeitamente horríveis, resultantes do facto de não andar a fumar". Brilhante e com muito humor.

Bem, mas o que me fez interromper o fim de semana para aqui vir ter contigo, foi a minha vontade incontrolável de te vir dar um abraço de parabéns por o teu blogue estar em destaque no semanário SOL.

Muitos parabéns e continua a brindar-nos com os teus post's em atum à algarvia...

Um abraço e até segunda!

dissidencias

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 1:10 PM por afrancis

Boa tarde,

Bluewater68 és o maior ... PARABÉNS pelo destaque, acabei de ler aqui nos comentários ...  É muitooooo merecido!

Beijinhos

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 2:24 PM por oliveirinhadaserra

Bom post. A mim chateia-me este fundamentalismo contra os fumadores. Eu fumo, porque gosto e não ando a chatear ninguém, porque sai fumo das fábricas, escapes dos carros, etc, etc. Aceito que incomode quem não fume. Até amim me incomoda algumas vezes, mas por favor não queoram perseguir os fumadores. Ainda por cima é hipócrisia do Estado, pois por uma lado, luta contra nós, para poupar dinheiro na saúde, por outro não abdica do imposto pesado que recebe. Onde ficamos? Mais uma vez devemos ser tolerantes com tudo. Abraços

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 2:42 PM por Amonium

Faz dia 4 de Dezembro um ano que deixei. Espero comemorar sempre esta efeméride.

Parabéns pela referencia no jornal de hoje.

Aparece cá pela casota do cão!

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 6:41 PM por Domisol

Antes de tudo, parabéns Bluewater68, pela merecida citação no SOL de hoje. Estranharia se tal não acontecesse, mais SOL menos SOL.

Quanto a esta do "horribilis tabacus", a ninguém ocorreria tão deliciosa prosa. Sei que não critica quem fuma, obviamente cada um alimenta o vício que quizer, desde que não pisando determinados riscos que todos conhecemos.

Nunca fumei nos meus existenciais 54 anos. Não é por ser médico que não fumo, atentando no meu historial, e apesar de ter sido nado e criado em oficina de muitos fumadores, na alfaiataria do meu pai, ele um grande fumador. Recordo-me, era "puto", de apanhar as beatas do chão da oficina, e mandar-lhe duas "travas" bem dadas, com e sem tossiqueira, mas o vício não me ganhou.

Hoje, no hospital onde trabalho, há um "FUMÓDROMO" (tem mesmo este nome lá escrito!), e todos os dias lá passo, vendo os pobres fumadores, descriminados, alvo dos olhares dos serviços contíguos ao espaço de fumo, e sem abrigo, já que esse espaço fica entre muros, mas a céu aberto. Ninguém ripostou ainda pelo tratamento descriminatório, mas eu até tenho pena deles, essencialmente agora quando o tempo arrefecer, além de que o vício os obriga a descer, por vezes, onze pisos, para dar asas ao seu prazer.

Bom, mas é melhor assim, para não prejudicar terceiros, pois não existe amor sem sacrifícios...mesmo o amor à nicotina.

A si, meu amigo, parabéns também por ter abandonado esse amor de muitos anos...

# re: Smoke No Smoke

Saturday, November 18, 2006 8:06 PM por opinante

Devo confessar que também sou fumador... inato.. em média, um maço diário...

na realidade, preocupa-me mais, muitas das vezes, que os outros fumem o meu tabaco do que propriamente a minha condição dependente... talvez seja da idade... se há coisa com que tenho ciudado, o que se pode obviamente, é em não mandar o fumo para cima dos outros... coisas que já vi, vejo diariamente, até para cima de crianças, acreditem...

O que tenho a acrescentar é o seguinte: façam o que eu digo, não façam o que eu faço... por isso...

deixem de fumar... agradecem os vossos pulmões, os plumões dos outros e a vossa carteira também elogiará a vossa atitude... quanto a mim... é difícil...

opinante

# re: Smoke No Smoke

Sunday, November 19, 2006 9:50 AM por idimas

Parabéns, Bluewater! Tiveste um destaque muito merecido ontem no Sol!

O post, mais uma vez excelente, fez-nos a todos reflectir sobre esta questão de fumar/não fumar. Também sou ex-fumadora. Já lá vão uns anos desde o último cigarro. A gota de água foi uma reportagem em que vi imagens de pulmões de fumadores. Nesse dia decidi: vou deixar de fumar! Bem, depois foi o deserto… O que fazer nas pausas para o café, nas saídas com os amigos, onde colocar as mãos quando dançamos na discoteca... Quando me convidavam para sair pensava “hmm será que vou conseguir?”. É que fumar é, no final de contas, e para a maior parte um hábito muito social. A dependência física está resolvida ao cabo de uns dias, mas a psicológica…

Eu agarrei-me às coisas boas que ganhei: mais euros na carteira, menos dores de cabeça, menos problemas de estômago, maior capacidade de resistência quando faço desporto, hálito agradável,…

Dizem os psicólogos, que a estratégia para deixar de fumar passa por encontrar mais valias no acto de deixar de fumar e em nos concentramos nelas sempre que nos apetece um cigarrinho. Comigo resultou...

# re: Smoke No Smoke

Sunday, November 19, 2006 11:45 PM por Luana

Não podia deixar de comentar este post. Por várias razões que passo a citar: primeira,  tenho andado afastada mas as razões estão on-line no meu blogue e, penso, são válidas já que senti a falta dos amigos e cá estou para provar a minha fidelização à causa bloguistica. Em segundo lugar, tu mereces semprw um comentário especial porque quando fazes um post não és como aquela "louca da Luana" que vai logo, em directo para o post e depois não tem possibilidades de se auto-corrigir como deve.

Terceiro, dar os parabéns à tua Divindade e Princesa-Mor por te ter salvo a vida.

Também tive uma vesícula que perdeu o prazo, dois anos atrás. Tirei-a por laparoscopia mas já não fumava porque deixei de fumar há 17 anos (sou muito mais velha que tu,ñão te esqueças!).

A tua história é bonita e exemplar. A minha é mais dramática, ou seja, um dia estava eu a "voltar a pensar em deixar de fumar" com uma hipocondria bestial quando o médico, no meio de uma crise de tosse e outros danos colaterais, me avisou que, a continuar a fumar, eu iria morrer muito depressa.

Não tive pena para o último. No dia seguinte, 17 de Janeiro do século passado, deixei de fumar porque podia morrer se não deixasse. Exactamente um ano depois tive uma recaída saudosa e não consumada, ou seja, apeteceu-me mas resisti. Agora atenção: estão descritos os sintomas do ano!!! Cuidado. Pede à tua Princesa que te afaste das tentações, anda a pé, bebe muita água, come laranja, toma vitamina C efervescente mas... nunca mais toques num cigarro!!!

Por favor, faz isso por ti.

Eu pesava 50 quilos, hoje estou bem fortinha. Mas é melhor que ser fumadora.

Eu cantava e gostava de cantar. Perdi a voz. Mas é melhor que ser fumadora.

Tudo o que me aconteceu de lá até hoje, mesmo o que foi mau, FOI MELHOR QUE SER FUMADORA.

Um beijo

# re: Smoke No Smoke

Monday, November 20, 2006 10:31 AM por bluewater68

Bom dia a todos os que têm aparecido neste espaço.

Espero que seja uma excelente semana para todos e quero agradecer pelos vossos excelentes contributos para este tema.

São os vossos comentários que têm enriquecido esta casa.

Ainda sobre este assunto e pelos vossos comentários, parece comum o facto da vontade de deixar de fumar ocorrer já numa situação extrema. Por vezes, o ser humano precisa de apanhar um valente susto para tomar consciência que é preciso enveredar por outro caminho. Eu sou assim na maioria das vezes.

Obrigado a todos.

# re: Smoke No Smoke

Monday, November 20, 2006 12:09 PM por CostaBrites

Caro BlueWater,

.

Como não fumo, estou só no desmame de bloguista da comunidade Sol…. Vá lá mais uma conversa...

.

Este fim de semana, lá em certa altura, lembrei-me uma coisa cheia de piada daquelas que deveria ter contado ao BlueWater quando foi aquela história da memória do cinema e que, para mim, ficou muito menos que a meio caminho…

.

Hoje venho contar-lhe o seguinte: (a propósito ainda do Cinema Paradiso, etc e tal…)

.

Lá por meados dos anos 70 conheci cá em Coimbra uma figura muito característica, o meu especial amigo Senhor David de Oliveira Filipe, morador na ladeira de Santa Clara.

Era um dotadíssimo marceneiro da mais excelente qualidade, que pegava num móvel velho todo podre e sabia reconstrui-lo peça a peça, deixando-o como novo, mas com o rigoroso aspecto de peça antiga.

Naquele tempo era ele que fazia as molduras para os meus quadros, porque ainda não existiam estes industriais de molduras que há agora por todo o lado, com perfis sofisticados importados de tudo quanto é sítio (até a porcaria dos pregos para colocar os quadros na parede e o arame nos mesmos, tudo é importado do estrangeiro…)

.

Além dessa profissão (não sei se era profissão se era amadorismo afectuoso…) tinha o Senhor David uma outra profissão (e não sei dizer qual das duas era mais caroca ou mais entertenga de prazer e passatempo…):

.

o Sr. David era projectista de cinema no cine-teatro Avenida!...

.

A bem dizer o Sr. David deve ter sido dos pioneiros da projecção de cinema nesta cidade, posto que o primeiro local onde, ainda miúdo (aqui há uns quase 100 anos), começou a projectar cinema num dos primeiros, senão o primeiro local onde se projectou cinema em Coimbra: numa praça de touros que existia no local de todos conhecido, e onde se encontra agora o Portugal dos Pequenitos!...

.

Aquilo que me esqueci de contar é o seguinte: Foram vezes sem conta que fui visitá-lo à cabine do Avenida, e que ficava com ele à conversa até a sessão terminar, ocupando a mesmíssima condição (exceptuando a parte de já não ser criança…) que o “nosso” encarecido e simbólico Totó!...

.

Escusado será dizer que fiquei a saber perfeitamente uma enorme quantidade de detalhes do funcionamento da já ultrapassada, mas insubstituível, “fábrica dos sonhos”…

.

Não podia deixar de vir contar-lhe isto, que fica também para todos os visitantes comentadores deste post!...

.

QUANTO A CIGARROS

.

Desculpe não lhe dar parabéns por ter deixado “isso”.

Nunca fumei na minha vida, e não encontro virtude nenhuma em deixar de fumar!...

Às pessoas que fumam, de cada vez que puxam um rolinho de folhas secas embrulhado em papel com alcatrão e ficam a chupá-lo aceso, durante certo número de minutos, devia descer do firmamento uma benévola mão paternal que lhe desse um bom puxão de orelhas, para que não se prejudicassem a si, prejudicando todos aqueles com quem convivem…

.

Sou detentor dum aparelho respiratório não alcatroado, com um olfacto 100% limpo, com um nariz que nunca se entope, raramente tenho tosse, e de constipações: nem me lembro já!... Se tenho qualquer coisita, passa de um dia para o outro.

A qualquer fumador jovem, é o que se me oferece dizer!...

.

Mas não fico por aqui:

amigos meus, bastante íntimos, que “já se foram embora”, única e exclusivamente por causa do tabaco: já não os conto pelos dedos de uma mão só!... Já vou na segunda mão…

E um deles passou vários anos “atrelado” a uma botija de gás, com um tubo metido no nariz!...

.

A bom entendedor…

# re: Smoke No Smoke

Monday, November 20, 2006 2:45 PM por bluewater68

'CostaBrites',

para mim é bom saber que ainda consegue vir aqui de vez em quando. Sem dúvida que os seus comentários são sempre uma maior valia para qualquer texto dum blogue, nem que seja pelo puxão de orelhas :)

Quanto ao cinema, desde o seu primeiro comentário no blogue de 'meiadeleite' que eu desconfiava que havia aí quaqluer coisa de 'Cinema Paraíso'. Afinal, estava certo. Digo-lhe que é com inveja que oiço essa sua história. Nesse tempo, onde a magia do cinema existia, devia ser fantástico estar no centro emissor das emoções e a ouvir e ver aspectos técnicos a que mais ninguém tinha acesso.

Quanto aos parabéns, não se trata de os dar ou não.

O 'CostaBrites' nunca fumou e não terá qualquer vício que possa causar danos graves a curto ou médio prazo. A questão é que as pessoas arranjam vícios que lhes prejudicam a saúde e na maioria dos casos nem se lembram como começaram. A droga é atal substância que nos faz sentir bem e que acaba sempre por fazer mal (o café é uma droga mas não é tão assassina como o tabaco).

Apesar de nunca me ter drogado, darei sempre os parabéns a todos aqueles que se conseguiram libertar do mundo das drogas. Não os culpo por terem começado pois as vidas não são fáceis e nem todos são de ferro e imunes a tentações. Depois de entrar no mundo da droga, é preciso ter mesmo muita coragem para conseguir sair e por isso merecem todos os elogios.

Numa coisa tem razão, o problema é começar. Por isso, todas as campanhas anti-tabaco que sejam eficazes em jovens adolescentes serão sempre bem-vindas. É muito importante fazer ver que um cigarro não é cool.

E pior que fumar é 'obrigar' os restantes a fumarem de forma passiva. Esses, sem culpa nenhuma, podem vir a ficar com graves problemas respiratórios sem perceberem porquê.

'CostaBrites', apareça sempre que puder.

Cumprimentos.

# Um Ano!

Wednesday, January 03, 2007 2:03 PM por Ma Ke Jeto, Mosso

Mais informação em, Smoke No Smoke Também faz 365 dias que eliminei um problema

# re: Smoke No Smoke

Monday, January 08, 2007 4:12 PM por Blanco

Conforme sugestão sua vim ler o Smoke no Smoke, com alguma relutânciia, tenho que confessar, pois não há nada que irrite mais um fumador do que ler ou lhe falarem dos malifícios do tabaco, porque nós já os sabemos, só que.....não temos coragem de assumir que aquela "coisa" que nos sabe tão bem nos faça tão mal. Já deixei de fumar por 2 vezes, razão mais que óbvia, estava grávida! Amamentei e mal as crianças passavam para outro tipo de alimentação ia logo em grande correria comprar o quê? 1 maço de tabaco está visto!

Como não tive mais filhos e, graças a Deus, ainda não tive nenhuma peça fora de prazo, vou adiando a decisão com a desculpa, isto assumo, que ando um bocado nervosa, logo não é boa altura!Pode ser que o aumento do tabaco e a diminuição dos euros na carteira sejam  motivação suficiente para deixar este prazer envenenado.

Cumprimentos

# re: Smoke No Smoke

Tuesday, February 13, 2007 9:30 PM por patana

Caro bluewater,

Dou-lhe os meus parabéns por se ter aguentado sem fumar tanto tempo mas conto-lhe a minha experiência: Comecei a fumar aos 16 anos e deixei aos 27 porque fiquei grávida (no dia em que descobri entreguei o maço e o isqueiro a uma amiga) e não fumei mais até a minha filha ter 3 anos. Com um chefe neurótico e sempre aos gritos o meu escape foi recomeçar a fumar. Muitos maços de tabaco e um ano depois, mudei de emprego e no dia em que saí donde estava, disse: A partir de hoje não fumo mais! Até hoje: 5 anos depois. É uma questão de força de vontade, nada mais.

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 5:15 PM por gomes2000

bluewater,

cá estou na sua casa e vou fazer o meu comentário de fumadora. Eu comecei a fumar com 14 anos na brincadeira com as amigas e até hoje, só consegui fazer uma pausa enquanto estive grávida e amamentei a minha filhinha. Esse foi o meu milagre!

Foi só passar esse período e voltei logo a fumar.  Felicito-o por ter largado o vício, por se aguentar até hoje, só faz mal. Mesmo.

A minha filhota também me pede para eu não fumar mas eu penso que o meu problema maior está mesmo no prazer que a porcaria de um cigarro me dá. Eu gosto de fumar. Claro que dispensava os efeitos negativos na saúde, aspecto e carteira. Mas também não tenho os dedos amarelos!!!

Sabe que uma vez li que o grau de dependência de um fumador se mede (também) com o tempo que se demora desde o acordar à primeira passa. Ora, logo aí eu esmoreço porque é a primeira coisa que eu faço!!! Logo sou mesmo dependente há muitos aninhos. Já tentei várias vezes reduzir para acabar com este vício mas falta-me a tal força de vontade, ou a suficiente ou o tal susto! E não é que até já tive? Mas depois, desculpo-me com a história que não é de uma maneira, é de outra e que o stress que vou passar se me faltar o tabaco não compensa. Não compensa?! O quê? A vida? Mas, também há quem fume a vida toda e não morra desse mal e outros não fumadores morrem. Desculpas de viciada, eu sei.

Agora queria fazer uma notinha a essa nova lei. Como super fumadora, garanto-lhe que nunca ninguém me viu a fumar num banco (ex) ou que tive sempre o cuidado de não acender um cigarro num restaurante ou qualquer local onde visse ao meu lado alguém que pudesse ser incomodado. Aí, penso que faltou muito respeito de muitos fumadores pelos não fumadores e daí esta lei. Eu compreendo a mesma. Mas também penso que podiam dar a opção aos proprietários dos estabelecimentos independentemente da área. Tenho a certeza que uma discoteca para não fumadores e outra onde fosse permitido,  estariam as duas cheias com os clientes a tomarem eles também a opção de ir para onde quisessem.

Eu dou os meus parabéns muito sinceros a todos os ex-fumadores. Talvez um dia eu consiga. Por enquanto ainda não estou preparada!

Quanto à princesa-mor, é com certeza uma princesa excepcional. O meu príncipe-mor, coitado, quase não fumava quando o conheci e hoje é tão viciado como eu!

Eles podiam era por um macito para aí a 50euros e talvez aí, eu ganhasse vergonha na cara e deixasse. Estes aumentozinhos são uma "treta" e eu ando a falar que vou deixar desde que um Ventil custava 75$.

Bem bluewater, os cigarros são por enquanto meus amigos e companheiros, o meu raio x aos pulmões não mostra nem uma manchinha e eu às vezes até digo que já devem é ser uma mancha! Daí não se ver.... Mas espero que não. Ai ai.

E com esta lei, pelo menos reduzo. Não sou maluca como aquele anúncio da Nicorette (você gosta de anúncios) em que o trabalhador vai fumar um cigarro numa tempestade, e exageradamente até leva com um placar e quase voa!!! A esse ponto não. Mas também eu, internada há uns tempos, saía do quarto e ía lá fora com o soro "pendurado" só para fumar. Triste...

Beijinhos

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 5:20 PM por gomes2000

Queria ainda acrescentar, que como mãe conscenciosa, não fumamos em casa desde que a Catarina nasceu. Só à janela e não excepções para ninguém! Afinal, ela não tem que fumar por minha causa!

Lá está o respeito pelos outros, mesmo por uma criança de 5 anos.

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 5:33 PM por bluewater68

gomes2000, quero agradecer o teu comentário.

Aquele anúncio da Nicorete está muito engraçado. Uma vez, uma não-fumadora perguntava-me: 'não sei como consegues fumar na praia.'

E eu só pensava: deve ser um dos sítios onde dá mais gozo fumar :))

E a vontade de fumar nunca passa.

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 6:19 PM por gomes2000

bluewater,

sou a "melga" dos comentários.

Mas cá vai mais um:

neste ano que passou perdi duas amigas com cancro de pulmão por causa dos cigarrinhos.

Uma, fui vê-la ao Pulido Valente. Já não tinha um pulmão e tinha um tubo enfiado no outro, pelo qual saia um líquido castanho para um recipiente. O mórbido na história foi o pormenor de existirem cinzeiros no corredor exterior ao quarto para as visitas fumarem! Não percebi muito bem qual a ideia.

Ela morreu uma semana depois, nem mais nem menos.

Bom ano com menos fumos

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 6:24 PM por gomes2000

E mais um a propósito dos comentários do Sr. Macário Correia.

Espero que ele não tenha telhados de vidro para amandar tantas pedras...

É que eu acho horrível beijar um homem com hálito a whisky... Ou vinho daquele...

Ugh

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 9:06 PM por bp63

Assim não vale

Temos que vir na máquina do tempo para comentar.

Ora eu que vinha falar dum ex-fumador que até gosta ver este pais mais civilizado mas pronto a máquina está outra vez a mandar-me para 2008.

bp

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 9:22 PM por bp63

Avariou, vim outra vez de volta para 2006 (andaste a ver o Gato F no reveillon, com esta ideia de post trocados no tempo?).

Sobre esta lei eu também não gosto de fundamentalismos, mas vamos lá ver onde é que está o fundamento, se é eu estar num restaurante e gramar com o fumo dos outros ou o contrário?

Se em casa, as pessoas já vão para a varanda fumar por causa de crianças e familiares que não fumam, porque não fazer o mesmo noutros espaços públicos?

Levamos a vida a criticar que este país não anda, que é dos mais atrasados. No entanto quando tomamos uma medida igual ao que se faz lá fora (há mais de uma dezena de anos toda a gente me gritava “defense à fumer” quando eu puxava do cigarro), toca, vem toda a gente a dizer que é vergonhoso, fundamentalista, etc. Afinal em que é ficamos?

Mesmo gostando da lei acho a proibição nas discotecas exageradas. Afinal aquilo é um espaço de vícios sociais, bebida, musica alta, fumo, curtes, etc. Dizer que não se fuma numa discoteca é quase como dizer a alguém que vai a um bordel que pode lá ir mas nada de sexo. Passo o exagero!

Tenho dito, vou voltar para 2008.

Bp63

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 9:47 PM por bluewater68

bp63, isto é a prova que o arquivo de textos pode ser revitalizado com muita facilidade.

No post da Kiki eu salientei que esta lei visa acima de tudo proteger os direitos dos trabalhadores.

Aqueles que trabalham na noite não têm de ser fumadores. E uma pessoa pode sair uma noite para beber copos e fumar os seus cigarros numa discoteca, mas os empregados passam lá muito mais tempo a trabalhar. E não deverá ser condição de admissão para trabalhar numa discoteca, o facto de se fumar ou não.

Eu só te digo que muitos sítios passaram a cheirar a montanha :)

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 10:20 PM por AlfredoRamosAnciaes

Blue.

Como diz o ditado «vale mais prevenir do que remediar». Esta ocasião devia servir para muita gente pôr isso de lado ou fazer mais ou menos como eu. Uma dúzia de cigarros e meia dúzia de cigarilhas, são suficientes para um ano inteiro e situações especiais.

Ano Bom

Fred

# re: Smoke No Smoke

Thursday, January 03, 2008 10:43 PM por bluewater68

AlfredoRamosAnciaes, acredite que eu também gostava de ter essa conta. Mas eu também acredito que se fumar um cigarro ou uma cigarrilha poderá ser a minha desgraça. É um vício que não é nada fácil de eliminar e a mínima recaída pode fazer voltar tudo ao mesmo

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 12:07 PM por camionista

Já que não se pode abrir a boca do outro lado, vimos para aqui, na tal máquina do tempo que referiu o bp63 há um ano atrás.

Começo por dizer que Deus e o Diabo apareceram ao mesmo tempo. É preciso estar à espreita especialmente do segundo, porque é aquele que costuma prender-nos com tentações.

Três anos é muito pouco. Ao fim de seis anos (aí dos 33 aos 39) tive uma recaída que me pôs a fumar quase o dobro dos cigarros que fumava antes. Uns três anos depois, voltei a parar. Durou uns seis meses. Recaí por mais  dois ou três anos (neste vai e vem, perdi a noção exacta da duração desses períodos). Até que um dia, durante uma bela "gripalhada" percebi que aquilo até me sabia mesmo mal. De maneira que, já quase curado, experimentei outra vez. Apesar da vontade que tinha de fumar, que me atazanou ainda durante bastante tempo, apesar dessa vontade, os cigarros sabiam-me mesmo bastante mal.

Não insisti.

Depois, tive de usar um mecanismo psicológico de compensação/substituição: de cada vez que me apetecia um cigarro, lembrava-me imediatamente do mau sabor e da sensação de bem-estar que ia sentir por não o ter fumado, assim como uma espécie de celebração antecipada da vitória.

Depois disso (já lá vão mais sete ou oito anos) fumei uns dois ou três cigarros, logo ao princípio. Voltaram a saber-me mal e não me produziram nenhuma satisfação. Decidi que o vício se afastava de mim a passos largos.

Hoje, o fumo do tabaco não me incomoda demasiado. Às vezes, quando entro num restaurante em Espanha, ao perguntar: "¿Y yo, dónde me pongo?”, e o empregado hesita e questiona: “¿Fumador o no fumador?”, respondo “Me da igual…”

Mas apesar de, pessoalmente, “me dar igual”, tenho de recomendar a qualquer pessoa que fume que o melhor mesmo é não fumar.

Oferecer um cigarro foi um gesto de cortesia que caiu em desuso há bastante tempo em muitos meios. Não sei se foi por alteração dos hábitos sociais. Estou inclinado a pensar que a evolução dos preços também teve algo a ver com isso.

Abraço

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 12:17 PM por camionista

Regresso só para o felicitar por este pequeno truque de nos fazer recuar no tempo. Assim, somos não só testemunhas, como também cúmplices e apoiantes, neste processo.

Parabéns.

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 12:30 PM por bluewater68

:) Camionista,

a história está toda aqui. O outro post só serve para remeter para um post que fica esquecido, mas que deverá merecer destaque uma vez por ano. Assim espero que aconteça até ao resto dos meus dias.

Os desejos são cada vez menos e tão depressa aparecem como tão depressa se tiram da cabeça. Geralmente, coincidem com almoços e após ingestão de um bom vinho tinto. Há dias, olhava para um maço e pensava: vou tirar um, e fumar, como quem não quer a coisa. Passou e não fumei.

Durante 15 anos devo ter fumado dois maços por dia. Foi muito. E espero recuperar dessa prova. Os benefícios de não fumar são mais que muitos.

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 12:49 PM por Lucat

... ok... vou entrar muiiiiiiiiiiito devagarinho...

Caramba, porque raio não dá para pôr as letras em tamanho 4 nos comentários???

Sou fumadora, gosto de fumar, conheço todos os malefícios do tabaco, o meu bisavo e avô paternos, assim como o meu pai, morreram graças aos cigarros e cachimbo!

Perfeita estupidez de minha parte, eu sei... O que mais me envergonha é saber que sou uma completa cretina por fumar, mas ainda não tive força de vontade suficiente para deixar os cigarros. Depois invento desculpas da treta para continuar, do tipo: não bebo, não consumo outras drogas, há anos que deixei de roer as unhas, não jogo, blá, blá, blá, por isso tenho que ter um vício!

Respeito quem não fuma e também abomino o fumo dos outros, por isso tenho o máximo de cuidado com o meu próprio fumo (menos comigo mesma...).

Quem sabe se um dia não me deixo desta parvoíce? No limite, quando estiver internada em pneumologia :(

O maior problema é que nem com a sugestão da Gomes2000 (tabaco a 50€ o maço) acho que conseguia... na volta ía começar a "estacionar carros" para comprar os meus cigarros :)

Um abraço e parabéns por mais um ano sem nicotina!!!

Luísa

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 2:02 PM por dsilva

Caro Bluewater

Belo texto reciclado. Também sou ex-fumador e comecei a escrever um comentário e parei quando ía na 2ª pagina. Já não era um comentário, era um post... e agora não sei se o publico ou não....

Abraço

Bom 2009 sem cigarros

# re: Smoke No Smoke

Saturday, January 03, 2009 7:30 PM por void2

Meu Caro BW,

Só te posso dar os Parabéns (com maiuscula)!

Deixei de fumar faz 12 anos no dia 2 de Fevereiro.

Talvez tenha sido uma das atitudes mais inteligentes que tomei - sabes, o médico não é da mesma opinião, diz que foi mesmo medo, vulgo cagaço - mas como o que conta é o resultado final, cá estou.

Às tantas, segundo os meus amigos, ainda vou morrer cheio de saúde!

Que se licse!

Um abraço amigo

a formiga

Para comentar necessita de estar registado