Imagens chocantes nos maços de tabaco começam hoje a circular

As imagens chocantes, as frases de alerta e o número da linha de saúde 24, que disponibiliza ajuda para deixar de fumar, começam a aparecer esta sexta-feira nos maços de tabaco. 

A rotulagem começa hoje, mas a introdução destas embalagens será gradual – foi definido um período de um ano (até 20 de maio de 2017) para escoar as embalagens antigas.

As novas regras, publicadas em agosto em Diário da República, determinam que as embalagens de produtos de tabaco para fumar devem apresentar "advertências de saúde combinadas", com texto e imagens a cores.

Entre as fotografias constam imagens de pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, em camas de hospital ou mortas dentro de sacos. Surgem também fotos de mulheres a cuspir sangue e bebés a fumar através da chucha.

Estas imagens são acompanhadas de frases como “fumar provoca 9 em cada 10 cancros do pulmão” ou “fumar arrisca o risco de cegueira”.

Passa também a ser obrigatória a presença de duas advertências nas embalagens: "Fumar mata – deixe já" e "O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro".