CGD: Centeno diz que José de Matos falou em dois mil milhões de euros

O ainda presidente da Caixa “falou, no início deste ano, de um valor próximo dos dois milhões de euros”, disse Centeno.

O ministro das Finanças confessou que o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos (CGD), José de Matos, falou no início do ano em dois mil milhões de euros para a recapitalização da instituição e confirmou que o convite a António Domingos para presidir ao banco público aconteceu no final de março último.

Mário Centeno fez estas declarações no parlamento no âmbito da audição na comissão de inquérito à Caixa, esta sexta-feira.

O ainda presidente da Caixa "falou, no início deste ano, de um valor próximo dos dois milhões de euros", disse Centeno.

Já sobre o convite ao antigo quadro do BPI para dirigir a CGD, o titular das Finanças confirmou que o mesmo foi endereçado no final de março e que, a partir dessa data, o futuro presidente começou a analisar e a preparar o futuro plano de negócios da instituição.

"O trabalho realizado foi de análise àquilo que seria um plano de negócios para a Caixa", esclareceu Centeno, sem avançar mais pormenores.

Na passada quarta-feira, primeiro dia de audições da comissão de inquérito à Caixa imposta pelo PSD, com o apoio do CDS, José de Matos considerou os quatro ou cinco milhões de euros de que os jornais têm falado para a recapitalização do banco "claramente superiores" aos valores que estavam em cima da mesa no início do ano.