Comandos: curso arrancou sábado, militar morreu domingo

Militar internado no Hospital Curry Cabral com insuficiência heptátivo está em estado crítico e foi ontem visitado por Marcelo

Começou, no sábado, o 127º. curso de Comandos do Exército. No domingo – que foi, na prática, o primeiro dia de treinos – o furriel Hugo Abreu, de 20 anos, morreu ao final do dia. 

Apesar de sábado ter sido oficialmente o primeiro dia de instrução dos militares, os treinos só começaram efetivamente no dia seguinte, explicou ao i o tenente coronel Vicente Pereira. “O curso iniciou-se no sábado, dia 3 de setembro, no centro de Comandos da Carregueira. Esse dia foi reservado a tarefas administrativas como o preenchimento de fichas”. Sábado foi, portanto, o dia zero do batalhão. “No sábado à tarde os militares tiveram alguma instrução de nivelamento de sinais de combate, para relembrar algumas coisas, e à meia noite saíram nas viaturas para Alcochete”, explicou ao i o porta-voz do Exército. Nessa noite, os 67 militares aspirantes a Comandos dormiram já na base de Alcochete e iniciaram os treinos na manhã seguinte, por volta das 7h30. 

Foi o primeiro – e o último – dia de instrução para os aspirantes a comandos. Os 41 graus que se faziam sentir nesse dia no campo de Alcochete provocaram, até agora, uma vítima mortal e levaram vários militares do curso ao internamento. 

Dado a quantidade de militares com problemas de saúde decorrentes do “golpe de calor”, o curso de Comandos do Exército vai ser suspenso até à “conclusão da inspeção técnica extraordinária” pedida pelo  general chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte. A decisão de suspender os futuros cursos de comando – pelo menos até serem averiguadas as circunstâncias que levaram à morte de um militar e ao internamento de outros quatro devido a um “golpe de calor” – foi tomada em conjunto com o ministro da Defesa, adiantou ontem o Exército em comunicado.

O Ministério Público e a Polícia Judiciária do Exército estão a investigar o caso. 

Apesar de futuros cursos estarem suspensos, o 127º. curso de Comandos vai continuar após uma “suspensão temporária”, diz Vicente Pereira. “Todos os militares vão ser avaliados no Centro de Saúde Militar de Coimbra e, assim que haja permissão clínica, o curso será retomado”. A avaliação do estado de saúde dos militares começará já nos próximos dias. 

Situação clínica Quatro militares continuam internados devido ao “golpe” de calor. Um deles, o soldado Dylan Araújo da Silva – internado no domingo no Hospital do Barreiro e transferido na quarta-feira para o Curry Cabral, em Lisboa –, apresenta um quadro de falência hepática. O estado de saúde do militar é “crítico”. “Confirmo que o soldado foi inserido ontem na lista de dadores urgentes para um transplante hepático”, diz Vicente Pereira. 

Dos restantes militares internados, dois devem ter alta nos próximos dias. Um dos militares continua, no entanto, a inspirar mais cuidados, pelo que continua nos cuidados intensivos do Hospital das Forças Armadas.

Marcelo visita Comandos  O Presidente da República, em conjunto com Azeredo Lopes, vai visitar os Comandos internados, avançou ontem o “Expresso”. 

Marcelo tinha programada para ontem à noite uma visita ao Curry Cabral, onde está internado em estado crítico o soldado Dylan Araújo da Silva. Hoje, Marcelo e Azeredo Lopes vão visitar os restantes militares na unidade hospitalar das Forças Armadas, no Lumiar.