Elsa Dorlin dedica um capítulo à breve história do porte de armas, demonstrando que esta não representa mais do que as primícias de uma narrativa hegemónica, inscrita e ditada pelos reis, os nobres, os aristocratas e os mercadores, um fetiche sinistro daqueles que nos governam e que têm em vista o desenvolvimento de um sistema…
São centenas de milhares de crianças, jovens e idosos que o Patriarcado de Lisboa apoia através da sua obra social. Os utentes estão a mudar e há cada vez mais pedidos de imigrantes, de jovens e da classe média.
Neste dia, há 49 anos, o país estava à beira de uma guerra civil. Depois do Verão Quente de 1975, a tensão entre moderados e revolucionários escalava. Se por um lado o 25 de abril de 1974 veio deitar abaixo o regime autoritário do Estado Novo, por outro lado pôs a nu as divisões das…
O país estava, em 1975, “debaixo da ameaça de uma ditadura soviética”, e hoje “há uma nova ameaça da imigração descontrolada que destrói o nosso país”, afirma o líder do Chega.
“Feliz 25 de Novembro. Esta cerimónia solene marca um momento decisivo no caminho para a afirmação da democracia em Portugal”, disse o líder da IL, e rematou: “todos tinham direito à liberdade”.
“Foi por causa de Abril que em novembro, não no novembro de há 49 anos, mas o de há 50, a 15 de novembro de 1974, se instituiu o voto universal em eleições livres e que, finalmente, todas as mulheres portugueses passaram a ter o direito a votar, casadas ou solteiras, tivessem ou não um…
“Cá estaremos quando chegar o dia de voltar a chamar a nossa democracia pelo único nome, abril”, disse a deputada.
Neste sentido, o 25 de Novembro não concorre com o 25 de Abril. Não são duas datas alternativas de celebração. O 25 de Novembro eleva o 25 de Abril ao verdadeiro alcance que teve: a consagração da democracia e do pluralismo partidário.
“Neste 25 de Novembro gostaria de lembrar que o PAN defendeu sempre que é a 25 Abril que deve haver a celebração de todos os momentos da revolução”, diz Inês de Sousa Real.