A Capa do Mês (DEZ 08)

.

 

.

w

Uma vez mais, Betty Grafstein e José Castelo Branco são os protagonistas da escolha da capa do mês, uma eleição da exclusiva responsabilidade do Ma Ke Jeto, Mosso.

“A VINGANÇA! Comem sardinhas em lata e vestem Chanel, ele vende jóias em segredo…”

Este é o título que faz a capa da Nova Gente desta semana, uma revista que pode ser considerada a Reuters do Jet Set do croquete.

Ao que parece, Luis Mesquita, ex-secretário de José Castelo Branco, Paulo Almeida, ex-motorista, Sabila e Manuela, ex-empregadas, num acto de vingança assumida, terão decidido por a boca no trombone e tornaram público episódios da vida de um dos casais mais singulares da sociedade portuguesa.

Entre as queixas destes ex frequentadores da casa em Sintra, menciona-se: Ordenados em atraso, maus tratos, injúrias, humilhações, assédio do patrão, puxar o autoclismo porque nem isso os patrões faziam.

Entre tudo o que foi dito, destacam-se os pontos principais.

.

 

.

w

Betty Grafstein poderá ser mais velha que a Lili Caneças

Segundo Paulo Almeida

«O máximo que ele disse da idade dela é que tinha 76 anos. No passaporte acho que diz que ela nasceu em 1928. Só que não é verdade, e isso pode ser provado pela cédula de nascimento. A Betty tem 92 anos. Há prova disso!»

w

O casal gosta de sardinha Bom Petisco

Segundo estes ‘ex’, a pobreza dentro da casa de Sintra é Franciscana

«Eles estão falidos, comem sardinhas em lata para andarem vestidos de Chanel. E porque ele não quer que ela engorde. A comida que entra lá em casa vem toda da Comunicason. A dona Lady quando ia ter connosco à Comunicason abria o saquinho e metia para lá coisas. Ele trás à vontade cerca de dois mil euros por mês de alimentação da cantina. Passa-se fome na casa. Ele está sempre a olhar para o prato das pessoas para ver o que comem e criticar. O cão é a ‘pessoa’ mais bem tratada. Os outros são tratados abaixo do cão, pior, como verdadeira porcaria»

w

Vícios privados, públicas virtudes

Segundo Sabila (uma do grupo dos ‘ex’ qualquer coisa)

«A lady Betty de senhora não tem nada. Tenho uma gravação de uma das ‘brincadeiras’ que se passam lá em casa. Se ele negar, não pagar ou me atacar e voltar a insultar, mostro o vídeo. Como é que alguém reza de manhã e à noite mas consegue ser tão perverso»

w

O Zé faz da Bé um saco de pancada

É pá, esta é má demais. Em uníssono, os ‘ex’ qualquer coisa afirmam

«O senhor José é violento com a dona lady constantemente. Ele é agressivo por tudo e por nada. Ou porque ela não quer andar em cima dos saltos, ou porque a maquilhagem não está bem, ou porque ela não quer ir a festas…Enfim, ela também não é flor que se cheire porque é cúmplice em muitas das coisas que ele faz.

O senhor José toma demasiados remédios e, de vez em quando, fica afectado e dá-lhe para a violência. Ela leva uns apertos dele e não são poucos. Ele é fútil e acho que toda a gente sabe disso. Só sabe dizer mal das pessoas e falar de roupas»

w

Em casa do Conde, cuidado com a retaguarda

Uma vez mais, segundo Sabila (uma do grupo dos ‘ex’ qualquer coisa)

«Ele ataca os empregadosd homens e pede-lhe beijos. Um escândalo. O Paulo e o Luis estavam sempre a pedir-me para não os deixar sozinhos em casa.»

E Luis Mesquita confirma

«Eu tinha medo de subir sozinho ao quarto porque ele tentava roubar-me beijos, apalpava-me e dizia: ‘Ó mulher, somos todas meninas cá em casa. Vá lá, dá cá um beijinho à patroa’»

w

No texto, “A Capa do Mês (JAN 08)”, tinha sido levantada a seguinte dúvida: Especialistas tentam determinar se Betty consegue mexer os músculos da cara por sua própria vontade ou se Castelo Branco tem um controlo remoto para o efeito.

Afinal, parece que o ‘controlo remoto’ consiste em aterrorizar uma lady de 92 anos (facto a ser determinado pelo teste de Carbono 14).

Resta dizer que este tema irá ser explorado até à exaustão numa futura publicação do oInimigoMarafado.

w

Publicação: Monday, December 08, 2008 8:31 PM por bluewater68
Arquivado em: ,

Comentários

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:17 PM por bp63

Não direi que estou de boca aberta (já em tempos um empregado americano tinha posto a boca no trombone, mas todos se esqueceram) mas que esta gente ainda me surpreende, lá isso surpreende.

E eu a pensar que a ficção era algo irreal de cabeças alucinadas, quando a realidade é afinal  bem melhor.

A vida a ser um eterno reality show, mesmo quando as camaras se desligam.

Olé!

Abraço

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:24 PM por trout

Por opção estas revistas de M E R D A só falam de coisas que só  interessam  aos atrasados mentais,O escritor Paul Auster esteve em Lisboa ,numa destas revistas apareceu uma fotografia dele e uma linha a dizer que ele esteve presente ,nem o tentaram entrevistar ,porque o público destas revistas só se dedica a ler lixo, livros da carolina Salgado ,da lili caneças ,da p u t a que a pariu.....

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:30 PM por PSCGF

:) :)

Blue...Isto tenho que comentar! :)

Apesar da exuberância dos mesmos que chama a atenção, eu infelizmente te comunico que não é caso unico...:)

Em tempos tive uma "amiga"(entre aspas, porque verdade, verdadinha era conhecida), que fazendo contas ao que vestia diáriamente, daria para encher várias casas de familia com bens alimentares. Um dia fui a casa dela e o frigorifico estava vazio. Nada supreenderia se ela vivesse sozinha , mas tinha duas crianças.

O nosso Jet Set ...È um vazio enorme e a maior demonstração que estamos num país de aparências.

Mas pronto ! Agora depois disto até fico com pena ! :)

Vai ser uma dificuldade em arranjar empregados ! Ainda estou a ver o Castelo Branco a lavar o chão e limpar as latrinas ! :)

Beijinhos

Paula

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:32 PM por bluewater68

bp63,

aquela ave-rara devia estar presa por maus tratos. E podemos recordar que um canal cuja qualidade deixa muito a desejar, convidou em tempos essa ave-rara para participar num Reality Show. Pior, o público gostou tanto da sua prestação que lhe deu a vitória. Pior que tudo isto, só mesmo a possibilidade do CD da ave-rara poder ser um sucesso de vendas. Felizmente que tal não veio a acontecer. E tão mau como esta ave-rara, só mesmo os convidados do programa da SIC, que dá antes das 13:00

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:34 PM por ladoposto

Mas que lindos fardos de palha!

   Cumprimentos!!

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:51 PM por bluewater68

Trout,

acredita que de forma alguma posso partilhar da opinião sobre essa classificação de atrasados mentais, aos leitores destas revistas. Estas revistas falam de miudezas, de coisas da treta, e mostram imagens do Jet Set do croquete em muitas festas. Para muitos, isso chega para distrair a cabeça e para evitar pensar nas desgraças do dia-a-dia ou no dinheiro que não chega até ao final do mês. Servem para sonhar um bocado e para pensar que um dia até gostariam de andar nessas festas. E tanto se lê essas revistas, como à noite se distrai a cabeça com uma novela, que no seu conteúdo, não difere muito do que se leu nessas revistas.

Paul Auster? Mas quem é o Paul Auster? É verdade, essas revistas preferem falar da carolina Salgado, da lili caneças, do Castelo Branco e de muitos outros desse meio. E os leitores, gostariam certamente de ler 5 página sobre uma vinda a Portugal do George Clooney, p.e., do que ler uma linha sobre o Paul Auster. Mas para isso é que existe a Y ou outras publicações 'da especialidade'.

E garantidamente, quem leia a Y ou vá assistir ao que o Paul Auster tem para dizer, não será nem melhor nem pior do que alguém que lê a Nova Gente (ou derivados) ou que vá a uma festa do croquete.

.

Paula,

histórias de passar fome para alimentar as falsas aparências são mais que muitas. Diria que é característico deste Portugal, um país que prefere viver de aparências. O BMW pode estar parado à porta sem gasolina, o grande apartamento pode estar sem mobílias, pode não haver comida, mas o estatuto tem de ser mantido á força. Quantos é que tu conheces que possam estar a passar enormes privações e que tenham decidido passar de 'cavalo para burro', entenda-se, optando por uma vida mais modesta?

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 9:52 PM por bp63

Ainda não reparaste que nós, portugueses, gostamos é de circo, quer seja com os Zé Marias, Castelos, Floribelas ou Salazares?! Rir dos outros para que não choremos de nós mesmos.

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 10:02 PM por bluewater68

Ladoposto,

no caso da lady, diria que pode ser um caso prático das técnicas de conservação das múmias.

.

bp63,

mas sem dúvida alguma. Gostamos de Circo, de mortos e feridos, de pancadaria e da desgraça alheia. Lembras-te de um debate que dava dantes, antes deste Prós e Contras? A piada daquilo era a peixeirada que se gerava. Estar a ouvir cada um à vez? qual é a piada disso?

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 10:42 PM por trout

Quando se pede aos Portugueses para  que estes leiam é porque isso se calhar desenvolve areas do cérebro que nunca chegam a ser estimuladas por essas revistas e por livros de cordel.Os portugueses estatisticamente devem ler um livro por ano   (segundo um artigo que li da Clara  Ferreira  Alves) ,e nisso concordo com ela ,ler um livro mau equivale a não ler nada ,ler uma dessas revistas estupidifica , se a cultura e´precisa ou não?

Há quem viva uma vida inteira a ler estas m e r d a s ....que há certas leituras que ajudam a formular uma visão mais profunda do mundo isso há !se isso interessa ou não  ? cabe a cada um decidir

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 10:45 PM por sodacaustica

É verdade que se dá muito mais atenção à anormalidade. O que é normal e corrente, cinzentão, dificilmente se torna notícia.

Por isso, aqueles personagens coloridos e perfumados vendem (ou ajudam a vender) tanto. Mesmo que, por debaixo dos perfumes e das cores berrantes, só exista daquilo que o Trout destacou, e muito bem, em maiúsculas.

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Monday, December 08, 2008 10:59 PM por trout

Já agora, se estas revistas forem equivalentes a uma novela ....

Uma vez um "Escritor " de novelas  Brasileiro disse que escrevia novelas para alienar o povo ,foi uma declaração que eu achei corajosa ,fiquei até com uma certa admiração por uma pessoa capaz de uma declaração tão sincera .

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 11:30 AM por bluewater68

Sodacaustica,

à anormalidade, ao bizarro e sobretudo, à desgraça alheia. Tivémos por cá uma espécie do programa do Ratinho, apresentado pela aberração do Kléber (creio), que felizmente não teve muita saída. Mas apesar disso, acabou por ter espectadores. Ainda há pouco tempo, o falatório nacional era sobre aquele que supostamente confessa sentir-se atraído pela sogra. E digo supostamente, porque existe sempre muita manipulação.

Esses personagens coloridos são aqueles que são convidados (leia-se, pagos) para aparecer em festas, e com isso, contribuir para o sucesso da mesma. É a história do ver e ser visto. E se a festa tiver o Jet Set do croquete, tanto melhor. É M E R D A mas a maioria consome.

.

Trout,

nesse aspecto, no que disseste agora, estou absolutamente de acordo contigo.

«que há certas leituras que ajudam a formular uma visão mais profunda do mundo isso há» sem dúvida. Certas leituras, certos programas de TV, certas peças de Teatro, certos filmes, etc. Cabe a cada um decidir, e a maioria, se é lógico ou justo dizer isto, acaba por ir pelo caminho mais fácil. Se pensarmos na TV, já lá vai o tempo em que uma série de qualidade ocupava o horário principal. Agora, essa qualidade é empurrada para horas impróprias para consumo. A propósito disto, hoje lembrei-me dos Contemporâneos. É produção nacional e até se pode considerar humor de qualidade. Só que, comparando o sucesso desses episódios, com o sucesso dos Malucos do Riso, chega-se à conclusão que a diferença é enorme. Lembras-te de uma vez, no blogue da meiadeleite, que trocámos opiniões sobre uma animação? (desculpa, mas já não me lembro da pessoa em causa). Será essa animação de maior qualidade que um Noddy? Como dizes, cabe a cada um decidir, e a maioria não tem dúvidas em dar a ver o Noddy.

E por causa do «ler uma dessas revistas estupidifica» eu lembro que muitos intelectuais da nossa praça assumiram na altura que viam os BB. Terão dito isso porque era moda?

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 11:59 AM por trout

O josé Cardoso Pires (na minha opinião um dos maiores escritores Portugueses ,senão o maior ....para mim é ) via " O Juiz decide" ,que até nem era dos piores ,só que o Cardoso Pires já tinha lido muitas outras coisas .....

A maioria das pessoas só anda a ler lixo ,a ver má televisão ,e já nem tem capacidade para outras coisas,não se passa de repente de  leituras de caixote do lixo para  o Ulisses do James Joyce,nem sequer para o saramago.

Se fossem vendo e lendo coisas alternativas ,animação de autor ,filmes independentes,literatura,boa música,porque são exemplos do oposto do lixo,até algumas coisas na televisão ,filmes para o grande público que tenha o minimo de qualidade ,etc .....então não fazia mal nenhum ler a nova gente.

O problema (se é que é um problema ) é que muita gente só consome lixo

e a outra visão mais profunda do mundo não passa nem ao de leve por um gajo idiota casado com uma velha ,que só diz M E R D A ,uma linha do Dylan Thomas continha mais do que o resumo de todas essa revistas e livritos de cordel

As coisas boas até se vendem no continente."Alice no pais das maravilhas " estava quase dado 2 ou 3 euros ,"Palavras e sangue " muito barato também .Não custa nada experimentar

O problema e´que muita gente nunca ouviu falar sequer disso para ter curiosidade em ler  

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 12:21 PM por pessoalissimo

BW

Antes de mais, tenho de dar-te os parabéns pelo novo "look" deste blogue, está muito melhor.

Sobre o tema que nos trazes hoje só posso dizer que nada sei sobre esse maravilhoso mundo do "jet set" nacional, nem faço questão em saber. Melhor, sei uma coisa: essas pessoas alimentam o imaginário de tantos milhares que gostariam de ser como elas. E estão no seu direito de o desejarem. É que viver das aparências deve ser uma coisa bem divertida, muito mais do que viver no real do quotidiano, bem triste e didícil para tantos portugueses.

Abraço

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 12:57 PM por void2

Meu Caro BW,

Estou espantado, não pelas notícias que aqui dás, que pouco me interessam, mas porque perdeste o teu valioso tempo com estas porcarias.

Devo dizer que li tudo e lembrei-me de um ditado que tinhamos em Angola e que referia as "vaidades" das donas de Moçâmedes:

PIANO NA SALA, PEIXE SECO NO TELHADO!

Creio que é lapidar e se aplica a esta sórdida "estória" que aqui contas.

Um abraço amigo

a formiga

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 1:02 PM por Tordesilhas

Caro BW

Penso que não é notícia que valha estar aqui neste seu blogue.

Um abraço,

Manuel Peralta

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 2:17 PM por trout

O William S Burroughs teve uma vida muito mais interessante(matou a mulher e tudo  :))  ) e escrevia muito bem ,dizia coisas inteligentes e também era homosexual .

A vida do Rimbaud também foi uma escandaleira danada....

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 2:46 PM por bluewater68

Trout,

tu acabaste por não dizer o nome daquele que eu não me lembrava, mas entretanto fez-se luz, era Norman Mclaren.

Essa é a questão «o problema (se é que é um problema) é que muita gente consome lixo»

Sem dúvida, a Nova Gente, intercalada com muita coisa boa pelo meio, não faria mal nenhum, seria tipo um copinho de vinho às refeições. Só que essa diversidade de escolhas não existe, e este tipo de revistas continua a ser líder de mercado.

O que se pode fazer quanto a isso?

.

Fernando,

os exemplos mais bizarros acabam sempre por ser invejados por alguém. Entre outros exemplos, acredito que muitos sonhariam em estar no lugar da aberração Paris Hilton. E são estas histórias de faca e alguidar, ou da princesa Letizia que está cada vez mais magra, ou da fulana que se separou de X e que agora já está com Y, ou de muitas outras que na realidade não interessam nem ao menino jesus, que servem para esquecer os problemas por breves momentos.

.

Void2,

pode parecer perda de tempo, mas isto tem mais sumo do que parece. Desde a troca de ideias que está a ser feita, passando por essa frase que eu desconhecia e que gostei de a ler.

.

Peralta,

isto é um blogue pluralista onde todos os temas, sejam de qualquer tipo, podem vir a ser falados, mais tarde ou mais cedo. Entre vários exemplos, em tempos, aqui até se falou numa forma de embelezar a m e r d a

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 4:37 PM por trout

essa de embelezar a m**** foi o canto do cisne deste blogue AH AH AH  

# re: A Capa do Mês (DEZ 08)

Tuesday, December 09, 2008 7:41 PM por bluewater68

Trout,

com essa fiquei sem argumentos :)))

Para comentar necessita de estar registado