Vídeo lança nova luz sobre morte de jovem em centro comercial

Faz em dezembro dois anos que um jovem, empurrado por um amigo, caiu das escadas rolantes de um centro comercial de Setúbal e morreu. Até hoje, pensava-se que fora um acidente. O SOL teve acesso às imagens da videovigilância, que a PJ recolheu na altura. O inquérito parece esquecido pelo MP.

Vídeo lança nova luz sobre morte de jovem em centro comercial

Eram jovens e estavam os dois na idade má. Com um apego demasiado firme à vida, nem se apercebiam de que o terreno movediço que envolvia o seu casulo podia devorá-los em segundos. Em dezembro de 2014, Diogo estava a 12 dias de completar a maioridade, marco de independência que se aguarda com todas as células do corpo em festa. Resumindo o que dele dizem professores e amigos: era um rapaz alegre, dinâmico e que gostava de arriscar. Bruno, mais novo um ano, não tinha a mesma pujança: mais calmo, sossegado, e de poucas palavras, dele não se esperava grandes surpresas.

Maria P. [nome fictício] era amiga de ambos, mas mais próxima de Diogo. Prendia-os a primeira paixoneta da adolescência, transformada agora em forte cumplicidade. A rapariga, 17 anos, estudante, é dos poucos elementos do grupo que se mantêm intactos à passagem do tempo e quebra o silêncio que uma pequena terra sempre instala: «Eles davam-se muito bem apesar de se conhecerem há pouco tempo». Mas eram o oposto um do outro: «O Diogo era um brincalhão, sempre bem disposto e atento aos outros. O Bruno estava sempre na sua, num mundo à parte, nunca falava, não se envolvia. Por isso, depois do que aconteceu, estranhámos o comportamento dele. Agia como se nada tivesse passado».

Diogo acabara de chegar de Paris. O irmão, Hugo Montenegro, num périplo pela Europa com a mulher, fizera-lhe a surpresa quando chegara à capital francesa. O bilhete, prenda antecipada do aniversário, chegou a tempo. A memória envia-lhe um flash do passado: «O Diogo vinha eufórico. Sabe, nós não éramos irmãos, éramos unha e carne. Eu sou dez anos mais velho, mas sempre o acompanhei. Os meus pais são muito caseiros e era eu quem ia com ele jogar futebol, levava-o a andar de bicicleta, a viajar. Ele tinha terminado o 12.º ano, planeava ir para a faculdade e combinámos que eu ia voltar a estudar e ia com ele para a universidade. O que cumpri».

Um café no centro comercial

Chegaram a 14 de dezembro, um domingo, de peito cheio para o Natal. A família já fazia planos para festejar a maioridade de Diogo. Conservadores, nunca deram aos filhos liberdade em excesso. Olhavam para o mais novo ainda como uma criança e preparavam um jantar comemorativo em família. Foi o irmão quem o salvou: «Dezoito anos só se faz uma vez, nada de primos e tios, ele que festeje com os amigos». Da água corrente das recordações, Hugo saca a troca de olhares cúmplices nesse dia: «Ele fez um sorriso, como se dissesse ‘já me livraste desta’».

A novidade no Pinhal Novo, onde o rapaz vive, fora a abertura, havia um mês, de um grande centro comercial em Setúbal: o Alegro, nome pouco conforme ao acontecimento de que ia ser palco.

O dia 16 de dezembro de 2014 era uma terça-feira vulgar. Diogo desconhecia que o fim do seu futuro já lhe fora debitado quando combina com Bruno tomar um café após o almoço, na parte exterior do centro, onde podiam fumar. Mas o que se passou entre os dois amigos antes das 17h23 daquele dia, na zona da restauração que fica no terceiro piso do centro, ninguém sabe ao certo.

O SOL teve acesso às imagens das câmaras de videovigilância do Alegro, o único retrato fidedigno do crime encoberto durante muitos meses. Ainda hoje permanece a ideia de que o jovem, sentado no corrimão das escadas rolantes, caíra por descuido. Maria P. foi uma das pessoas mais próximas de Diogo a embater com violência na realidade: «Quando muito mais tarde vi as imagens, não queria acreditar que o Bruno nos mentira durante aquele tempo todo».

Colocando a fita da película no início, não é difícil perceber que algo se passara entre Diogo e Bruno. Algo se passara que deixara o primeiro apático e o segundo irritado. Diogo, sentado, deslizava mantendo o equilíbrio com as duas mãos assentes no corrimão, enquanto Bruno o acompanhava numa posição superior, um degrau acima. Maria P. faz a leitura das imagens: «Conhecendo o Diogo como conhecia, ele estava muito sério quando era uma pessoa que estava sempre a brincar. O primeiro toque que Bruno lhe dá no peito é como se estivesse a dizer: ‘Oh pá, olha para mim!’. Dá-lhe um segundo toque com a mão e o Diogo mantém-se apático mas não se mexe».

Testemunha assistiu a tudo

No filme vê-se, quase colada a eles, mas uns dois degraus abaixo, uma senhora de fato preto com gola de raposa e ar de quem anda nas compras para a quadra natalícia, que segue despreocupada. De repente, algo quebra os seus pensamentos e faz com que se vire na direção dos jovens. Assiste ao empurrão que leva à queda desamparada de Diogo.

Maria P faz pausa no filme: «O Diogo parece que está a fazer um salto mortal para o abismo, o empurrão teve de ser com muita força para virar uma pessoa daquela maneira». Bruno, esse, parecia cair em si e ainda tenta agarrar o amigo com a mão esquerda, enquanto com a direita mantém o telemóvel em segurança. Mas Diogo já está em queda livre, numa viagem fatal até ao piso do Cinema City, dois lances abaixo.

 Já no andar das lojas, onde uma enorme árvore de Natal evoca a época, a senhora de preto cruza-se com Bruno que abandona as escadas em passada normal, e mergulha o olhar no esconso vão com cerca de 17 metros para onde o jovem fora lançado. Acabara de assistir a um crime e tinha essa noção. Apavorada com o que vira, coloca a mão sobre os lábios para calar o horror. Olha em redor tentando escapar a comprometimentos e, rapidamente, retira-se de cena.

É outro jovem, que assistira aos acontecimentos de frente para a escadaria, quem se dirige a Bruno. «O que é que fizeste ao puto?», inquire Pedro, 17 anos, precipitando-se para as escadas que levam ao City, onde o corpo de Diogo jaz, inanimado. Bruno parece que desperta e segue Pedro. Já pouco havia a fazer, mas Diogo é transportado para o hospital de São Bernardo, em Setúbal.

Hugo Montenegro também andava nas compras de Natal quando um agente da PSP lhe liga. Cola-se no hospital num sopro, evitando pensar no pior. O homem – que cumpriu a promessa que fez ao irmão e hoje encontra-se a tirar a licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação – passou a liderar a situação. Fez o primeiro contacto com os médicos e a resposta colocou-o entre a realidade e a vida, que nem sempre correm em vias paralelas.

 O hospital encheu-se de amigos. A diretora comercial do Alegro, para defender a imagem do centro comercial, enquanto Diogo está entre a vida e a morte, fez-lhe um pedido: «Não tarda chegam aí os jornalistas. Queria pedir-lhe que não falasse com ninguém». Hugo nem alcançou o objetivo da senhora, mas fez uma troca: «Pedi-lhe para me contar o que acontecera. Disse-me que estava em segredo de justiça, mas deu-me a entender que ele não tinha caído».

Nem acusado, nem arguido

No dia seguinte, o mundo de Hugo desabava. «Já passaram quase dois anos e ainda não se fez justiça. O processo ainda corre e o Ministério Público (MP), apesar de ter as imagens do sistema de videovigilância, que foram logo pedidas, ainda não deduziu acusação. Perdi o meu irmão, a minha mãe passou a estar fortemente medicamentada e está de baixa e o meu pai, aos 59 anos, pediu a reforma antecipada para não deixá-la sozinha», recorda ao SOL.

Na cerimónia fúnebre, entre a enchente de amigos de Diogo, encontra-se Bruno. Até aí, ninguém tinha conhecimento do que levara realmente à morte de Diogo. Maria P, para honrar a amizade, tatuara no corpo uma estrela: «O Bruno tinha-nos dito que ele estava sentado no corrimão, desequilibrou-se e caiu sozinho. Eu também tive pena dele, parecia muito traumatizado».

Fora a versão inicialmente apresentada a todos. Hugo fora a casa de Bruno. Queria superar a perda reconstruindo as últimas horas de vida do irmão: «Ele mal falou, parecia em choque. Foi a irmã quem me contou a primeira versão dele, penso que até a família ele enganou. A mãe durante muito tempo ligava-nos, estava sempre presente. Depois, deve ter sido quando souberam, desapareceram como fantasmas. E nós, a família, estamos com a vida em suspenso desde esse dia, à espera de fazer verdadeiramente o luto».

Quando mais tarde as imagens daquele dia começaram a circular entre os amigos de Diogo e Bruno, o grupo sentiu-se duplamente traído. Pediam-se explicações. Maria P pertence ao leque: «Disse-nos que não contou nada na altura com medo que não o deixássemos ir ao enterro. E agora ainda tem a lata de se fazer de vítima, diz que é ele quem está traumatizado porque estavam a brincar, empurrou-o na brincadeira, e assistiu a tudo».

João Figueiredo, um dos melhores amigos de Diogo, nunca viu as imagens. Resistiu, optou por guardá-lo na memória fora das cores da tragédia. Com o passar do tempo, perdeu a revolta e faz psicanálise ao silêncio: «Acho que já perdemos um jovem, não se deve estragar a vida a outro. Penso que ele não contou logo a verdade com medo do que pudesse vir a acontecer. Mas se é verdade o que está nas imagens não foi uma atitude nada corajosa».

Para Hugo, a memória do irmão é a única sobrevivente do seu naufrágio. Espera justiça. Miguel Matias, o advogado da família, também: «Não faz sentido, passados quase dois anos e com as imagens que provam o que aconteceu, o MP não ter feito ainda a acusação e, que eu saiba, ainda nem o constituiu arguido por um crime que é obviamente de homicídio com dolo eventual ou necessário».

O SOL contactou Bruno para o seu telemóvel, mas não obteve qualquer resposta.