Alimentação equilibrada: fazer a escolha saudável

Manter padrões alimentares equilibrados é meio caminho andado para uma melhor qualidade de vida. Aprender a comer representa mais saúde e energia. Saiba como.

Os dias agitados que todos vivemos atualmente levam-nos, muitas vezes, a descurar o essencial para nos mantermos saudáveis. Estamos mais sedentários e as nossas escolhas alimentares nem sempre são as mais corretas.

Publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, a Balança Alimentar Portuguesa fornece dados sobre o consumo alimentar da nossa população. O mais recente relatório, que data de 2021 com dados de 2016-2020, revela desvios no consumo alimentar dos portugueses face ao recomendado: o dobro das calorias, demasiada carne e menores quantidades de frutos, hortícolas e leguminosas secas.

Constata-se, por isso, que a obesidade, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro estão entre os maiores desafios de saúde pública, não só em Portugal como em toda a Europa. Razões para que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Comissão Europeia (CE) tenham vindo a recomendar a adoção de estratégias que promovam estilos de vida sadios. No entanto, todos sabemos que a mudança carece de modelos inspiradores, pelo que o consumidor de hoje procura exemplos que o motivem a alcançar uma maior qualidade de vida, qualquer que seja o local de consumo.

Reformular aquilo que diariamente pomos no prato

Reduzir o sal, a gordura e o açúcar, utilizar métodos de confeção mais saudáveis, tendo em conta que “saudável” é bom e tem de saber bem, e introduzir ou substituir alguns ingredientes, promovendo o aumento do consumo de hortofrutícolas, leguminosas e cereais integrais, são princípios básicos de uma alimentação equilibrada que deve, ainda, ser variada e completa.

Ao mesmo tempo, é essencial que acompanhe as novas tendências de consumo, mantendo por base as recomendações de entidades de saúde nacionais e internacionais.

Ou seja, explica, Margarida Santos, nutricionista da marca de restauração PONTO., “deve-se oferecer pratos e componentes diversos, inovadores na combinação da tradição com novos ingredientes, privilegiando os da época, e simultaneamente garantir a harmonia dos nutrientes a cada refeição”.

Os benefícios destes comportamentos são muitos. “As pessoas sadias tendem a ser mais ativas, produtivas e felizes”, acrescenta a nutricionista da Trivalor Patrícia Chula. “O bem-estar passa pelo cuidado com a nossa alimentação em qualquer circunstância. E é com base nesse pressuposto que importa contribuir para a adoção de hábitos mais balanceados e para a criação de experiências positivas através da alimentação”.

A importância da restauração corporativa


Quando 67% dos portugueses come fora de casa e 49% se preocupa com a sua alimentação, a restauração corporativa assume um papel fundamental na resposta às necessidades do consumidor atual, com soluções atrativas, convenientes, equilibradas e sustentáveis, seja em empresas, em escolas ou em cafetarias.

É neste contexto que o PONTO., marca do Grupo Trivalor, intervém. A sua missão consiste em desafiar as organizações a incentivarem as suas pessoas a terem uma relação salutar com a comida, ajudando-as a fazer boas escolhas.

Isto significa, diz Maria José Simões, gestora da marca, “que temos a responsabilidade de apresentar um conjunto de opções distintas, interessantes do ponto de vista nutricional, cujo consumo contribua diretamente para o bem-estar dos nossos consumidores”.

Como é que se alcança esta ambição? O PONTO. tem propostas alimentares diversificadas e inovadoras para as mais diversas situações organizacionais, desenvolvidas por uma equipa de nutricionistas e chefes de cozinha que valoriza as características organoléticas de cada alimento e atende ao seu valor nutricional.


“O conceito de alimentação equilibrada nasce da necessidade de dar respostas a clientes cada vez mais preocupados não só com a sua alimentação, mas também com o seu estilo de vida. E para isso acreditamos que o equilíbrio está em fazer escolhas informadas e conscientes”

MARIA JOSÉ SIMÕES E PATRÍCIA CHULA

Gestora de Marca e Nutricionista, respetivamente, no Grupo Trivalor

Além de variadas, as ementas são atrativas, construídas especificamente para cada tipo de cliente, tendo em conta o seu perfil de consumidor. A marca aposta também numa estratégia de educação alimentar, disponibilizando informação atual, de qualidade e acessível, e em lugares desenhados para proporcionar experiências positivas.

“Não acreditamos em dietas ou em atitudes demagógicas, mas sim na adoção de padrões de consumo consequentes e comportamentos responsáveis, através de escolhas informadas. A alimentação pode (e deve) ser uma fonte de indulgência e não uma mera necessidade. E acreditamos que pode ser inclusiva, isto é, um benefício acessível a todos”, destaca Miguel Godinho, nutricionista do PONTO., concluindo que a alimentação para todos é aquela que não apresenta restrições na oferta, mas dá resposta a quem as tem:

“Não nos encerramos no desenvolvimento de opções menos calóricas, cozidos e grelhados ou alternativas sem glúten ou sem lactose ou com outras alegações nutricionais que não são necessariamente sinónimo de escolhas equilibradas. Uma refeição equilibrada inclui uma oferta completa e variada, sem nunca descurar o sabor, a atratividade do prato, a conveniência e a sustentabilidade.”