PME esperam simplicidade e eficiência nos seguros

Num país onde o tecido empresarial é maioritariamente composto por pequenas e médias empresas, a oferta seguradora tem que ajustar-se como um ‘fato à medida’.

São mais de 1,2 milhões e representam 96% do tecido empresarial nacional. As Pequenas e Médias Empresas (PME) são responsáveis por 40% do emprego, dando trabalho a 1,8 milhões de portugueses, e gerando um volume de negócios com um peso de cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados são da Pordata e espelham a importância das PME no cenário económico nacional.

Neste contexto, os seguros representam um pilar fundamental na gestão e proteção dos negócios, o que significa que para as empresas, a existência de uma boa carteira de seguros pode ser a diferença entre ultrapassar sem problemas uma crise inesperada ou enfrentar desafios financeiros intransponíveis. Por outro lado, alguns seguros contribuem para aumentar a credibilidade das organizações no mercado, seja perante a banca ou o setor financeiro, enquanto financiadores, ou na perspetiva de parceiros e de clientes.


“Estas empresas decidem com base em eficiência operacional e simplicidade de produtos”

ANA SALVADO

Direção de Negócio Empresas na Seguradora Fidelidade

“É fundamental que as empresas entendam e valorizem a importância dos seguros, e que os encarem como uma ferramenta estratégica para os seus negócios”, defende Ana Salvado. Entre as PME, acrescenta a responsável da Direção de Negócio Empresas na seguradora Fidelidade, muitas preocupam-se em cumprir com as suas obrigações legais e em adquirir os seguros a que estão obrigadas por lei e pouco mais.

No entanto, estas são também organizações que necessitam de uma atenção especial quando falamos de seguros porque procuram, acima de tudo, simplicidade da oferta e rapidez de resposta. “Estas empresas decidem com base em eficiência operacional e simplicidade de produtos”, sublinha Ana Salvado.

Para a responsável da Direção de Empresas, o papel do mediador é fundamental porque estas empresas esperam “respostas rápidas, flexibilidade e também um preço à medida das suas necessidades”, acrescenta. Ou seja, como se de um ‘fato à medida’ se tratasse, um serviço e um fator de diferenciação que, acredita a diretora, é um dos que distingue a Fidelidade. “Não queremos manter apenas relações pontuais com os clientes, mas criar ligações de parceria a longo prazo”.

Garantir a análise de risco e um acompanhamento permanente às PME faz parte deste relacionamento de proximidade, uma vez que assegura a reavaliação constante das condições do contrato, que pode ser permanentemente melhorado com base numa mais adequada gestão do risco.

Os seguros que uma PME não pode dispensar

Os obrigatórios
A Garantia de Responsabilidade Civil, que protege de danos ocorridos durante a atividade da empresa, o Seguro de Responsabilidade Civil para veículos empresariais, e o Seguro de Acidentes de Trabalho são uma obrigação de todas as empresas, independentemente da sua dimensão. O seu incumprimento gera penalizações.

Ativos bem protegidos
Os seguros de propriedade (contra incêndios, roubos ou danos), garantem que os bens da empresa estão protegidos e podem ser reparados ou substituídos em caso de sinistro.

Colaboradores saudáveis
Muitas vezes, os Seguros de Saúde ou de Vida são oferecidos como um benefício adicional ao salário, mas servem para garantir igualmente um ambiente de trabalho seguro.

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