Ambiente corporativo: A alimentação como experiência de bem-estar

A alimentação desempenha um papel fundamental na vida de todos nós. Para muitos, ela é mais do que uma necessidade básica; é também uma experiência que pode influenciar a saúde, o bem-estar e o desempenho no trabalho

O ambiente de trabalho está a evoluir. À medida que as empresas reconhecem a importância de colaboradores saudáveis e felizes para o sucesso organizacional, estão a adotar abordagens inovadoras para criar experiências positivas também através da alimentação. Não se trata apenas de fornecer refeições equilibradas, mas de transformar o ato de comer num momento de bem-estar.

Cada vez mais, a alimentação corporativa está a ser vista como um elemento central das práticas de recursos humanos voltadas para o cuidado das pessoas.

A qualidade dos alimentos é o ponto de partida, mas não é o único. A variedade de pratos é outra peça-chave para acomodar as diferentes preferências alimentares dos colaboradores, num contexto em que a inovação culinária desempenha um papel crucial, combinando elementos tradicionais com novos ingredientes e sabores. Isso não só torna as refeições mais atrativas, como garante que as pessoas tenham acesso a uma ampla gama de nutrientes a cada refeição.

No entanto, o que diferencia a abordagem moderna da alimentação corporativa em comparação com a restauração social tradicional é a ênfase nas experiências positivas. Não se trata apenas de comer, mas de usufruir de áreas envolventes, bonitas e promotoras de tranquilidade e bem-estar. A restauração corporativa transcende as refeições convencionais, sendo concebida como uma experiência holística do ser humano.


“Queremos criar experiências positivas através da alimentação, porque reconhecemos a dimensão emocional que a comida acarreta”

MARIA JOSÉ SIMÕES

Gestora de Marca PONTO

Os espaços onde as refeições são servidas desempenham, assim, um papel fundamental nesta transformação. A atmosfera, decoração e design são cuidadosamente planeados para criar ambientes acolhedores e inspiradores, que vão muito além de locais onde se desfruta de uma refeição.
Deste modo, transformar refeitórios e cantinas em verdadeiros locais de bem-estar é uma tendência que visa tornar esses espaços autênticos refúgios que fomentam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Funcionam como uma pausa no ritmo agitado do dia de trabalho, onde os colaboradores podem desfrutar de boa comida num ambiente convidativo, contribuindo para a construção de locais de trabalho mais saudáveis e frutíferos.

É uma revolução que coloca o cuidado das pessoas no centro da estratégia corporativa.

Coma, partilhe e viva com o PONTO

Agora que vimos a importância das experiências positivas através da alimentação para o bem-estar dos colaboradores, é relevante destacar a contribuição do PONTO, a marca de restauração operada por várias empresas para este cenário.

“São as melhores escolhas que orientam o caminho do PONTO. Na hora de fazer e comer bem, a importância do mais pequeno detalhe é fundamental”, explica a Gestora de Marca Maria José Simões, sublinhando o compromisso da insígnia em elevar o padrão da alimentação corporativa em Portugal, em vários campos, a saber:

O PONTO tem um compromisso firme com a qualidade. A marca entende que cada ingrediente não é apenas um elemento na cozinha, mas desempenha um papel crucial na qualidade das refeições que serve nas empresas, apostando também em ingredientes frescos, locais e sustentáveis para garantir que cada refeição seja uma experiência de qualidade.

Mais do que simplesmente nutrição, o PONTO sabe que a alimentação está intrinsecamente ligada ao bem-estar e à produtividade das pessoas. Assim, esforça-se por apresentar sugestões alimentares equilibradas, que contribuam para níveis mais elevados de energia e satisfação no trabalho.

A acessibilidade e a diversidade também são princípios fundamentais para a marca, que acredita que a qualidade da alimentação corporativa não deve ser um privilégio reservado a alguns, mas sim acessível a todos, independentemente do local de trabalho, idade, atividade ou preferências alimentares.

A marca também se destaca pela sua transparência e compromisso social e trabalha em parceria com organizações sem fins lucrativos, quer na integração de pessoas com incapacidade, quer ainda na promoção de produtos produzidos nestas entidades, ou mesmo na doação de alimentos excedentes.

A missão do PONTO é clara e inspiradora: proporcionar qualidade, bem-estar e sustentabilidade por meio da alimentação corporativa. Esta abordagem destaca a marca como um exemplo positivo no setor de alimentação corporativa em Portugal.

Muito mais do que espaços de refeição

Se a sua empresa dispõe de um restaurante, refeitório ou cafetaria, saiba ainda que a marca PONTO transforma esses locais em ambientes inspiradores e multifuncionais. O objetivo é superar a simples prestação de serviços de refeições e otimizar a utilização desses lugares. Além de servirem para refeições, pequenos-almoços ou lanches, poderão ser utilizados para a realização de reuniões informais ou mesmo para atividades de trabalho produtivo, maximizando o potencial dessas áreas e tornando-as ativas ao longo de todo o dia. Essa transformação beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores. O ambiente será projetado para ser convidativo, com mobiliário e disposição que promovam diferentes atividades.

A ideia é servir bem-estar através de três pilares estratégicos centrados em Produto, Informação e Imagem, ou seja, propostas de alimentação desenvolvidas em parceria entre equipa de nutricionistas e chefs para restaurantes e cafetarias com menus equilibrados que aliam as opções convencionais às sugestões mais saudáveis, comunicadas aos consumidores através de informação técnica e científica em formato acessível, e servidas em espaços modernos e polivalentes, desenhados para proporcionar ao consumidor uma experiência positiva, favorecendo todos os aspetos que aportem atratividade e conveniência.

Conteúdo patrocinado