As máquinas de vending, também conhecidas como “máquinas de venda automáticas”, são presença habitual em muitos locais do nosso dia a dia. Encontramo-las em locais públicos, escritórios, escolas e em muitos outros espaços de grande circulação, permitindo-nos aceder a uma variada gama de produtos mediante o pagamento com moedas, notas ou cartões e dispositivos móveis.
A sua praticidade é inegável: funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem depender de horários de funcionamento de lojas ou serviços, garantindo um acesso contínuo a uma ampla seleção de produtos, que vai desde bebidas quentes e frias a sanduíches, snacks e frutas. A facilidade de uso e a rapidez na obtenção dos produtos tornam os aparelhos de vending uma escolha popular entre os consumidores.
Contudo, a importância destes equipamentos vai além da comodidade. Para as empresas e instituições, a sua implementação pode trazer outras vantagens significativas.
Uma das principais é a redução de custos operacionais. As máquinas dispensam a necessidade de pessoal dedicado à venda e ao atendimento ao cliente, o que pode resultar em poupanças. Além disso, a gestão de stock pode ser realizada de forma remota, minimizando o desperdício e garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis.
Equipamentos cada vez mais digitais
Ao longo dos últimos anos o setor do vending tem evoluído a um ritmo muito elevado, com soluções cada vez mais inovadoras tanto a nível de equipamentos como de acompanhamento das tendências de produtos alimentares procurados pelos atuais consumidores.
As máquinas de hoje vão além do simples fornecimento de bebidas e de snacks. Elas incorporam ferramentas avançadas e recursos que as tornam ainda mais funcionais, bem como opções de comida saudável.
Em tempos de ritmos de vida acelerados, a SERDIAL empresa que integra o Grupo Trivalor, compreende a necessidade de acesso rápido a alimentos e bebidas de qualidade, pelo que tem vindo a revolucionar a experiência alimentar na área do vending ao longo das suas três décadas de existência.
Com mais de 5.000 equipamentos distribuídos por cerca de 700 clientes a nível nacional, principalmente dos setores empresarial, saúde e ensino, e mais de 180.000 produtos vendidos todos os dias, entre bebidas quentes ou frias a refeições ligeiras, o seu objetivo é proporcionar aos utilizadores um acesso cómodo a uma vasta gama de produtos através de um serviço de excelência e inovador, elevando a satisfação do consumidor a um novo patamar.
Uma das inovações mais disruptivas está no serviço Smart Vending, em que é possível fazer uma série de operações por meio de uma aplicação móvel, a começar pela visualização prévia dos produtos existentes na máquina, os respetivos preços e outros detalhes. Depois, é possível abrir a porta da mesma, lendo um código QR que a destranca, e escolher os produtos pretendidos de uma só vez. Logo após o fecho da porta, o valor dos mesmos será automaticamente debitado na conta do utilizador, que tem a possibilidade de solicitar fatura digital da compra efetuada.
A este serviço complementar vai juntar-se, em breve, explica Ana Oliveira, Diretora de Qualidade, Ambiente e Segurança da SERDIAL, “uma máquina de vending de gelados tipo sundae, fabricando-os ao gosto do cliente, da base ao topping”.
No serviço de vending convencional o destaque vai para a tecnologia NFC (Near Field Communication), a qual permite pagamentos contactless (sem contacto) através de qualquer dispositivo, e para a telemetria ligada ao sistema que além de uma maior eficiência do serviço dá acesso a promoções e a ofertas, uma vez que esta tecnologia tem a capacidade de identificar produtos específicos de acordo com a sua utilização, adaptando as promoções ao perfil da mesma, tornando a experiência de compra ainda mais relevante.
Outras inovações que têm vindo a ser introduzidas são os pagamentos cashless, ou sem dinheiro físico, de que o MB Way e o Bluetooth são bons exemplos, além dos métodos tradicionais, como cartões de crédito, débito e até mesmo cartões de refeição empresariais, proporcionando segurança e conveniência.
Foco eco-friendly
As máquinas de vending da SERDIAL são projetadas também tendo a sustentabilidade na mira, nomeadamente utilizando equipamentos com a melhor certificação energética e um gás para refrigeração mais ecológico, minimizando assim o impacto ambiental da sua atividade e contribuindo para um planeta mais saudável.
Outras boas práticas são a difusão do uso de embalagens sustentáveis e de materiais recicláveis, por exemplo nos copos das bebidas quentes, bem como a promoção de escolhas sustentáveis. Nas suas máquinas, os utilizadores encontram uma seleção de produtos ecológicos, como bebidas e snacks produzidos com ingredientes de origem sustentáveis, como é o caso do café.
A empresa realiza igualmente campanhas de sensibilização ambiental para práticas sustentáveis e cria, junto dos seus clientes, projetos de economia circular, que incluem a extensão do ciclo de vida ou o reaproveitamento de peças dos seus equipamentos para reduzir ao máximo o desperdício e a geração de resíduos. l
Conteúdo patrocinado