A inovação chega às máquinas de venda automática

O vending está cada vez mais inteligente e sustentável para melhorar a experiência dos consumidores. Além de maior comodidade e conveniência de utilização, tem preocupações ambientais e oferece uma vasta oferta de produtos que vão ao encontro de todos os públicos.

As máquinas de vending, também conhecidas como “máquinas de venda automáticas”, são presença habitual em muitos locais do nosso dia a dia. Encontramo-las em locais públicos, escritórios, escolas e em muitos outros espaços de grande circulação, permitindo-nos aceder a uma variada gama de produtos mediante o pagamento com moedas, notas ou cartões e dispositivos móveis.
A sua praticidade é inegável: funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem depender de horários de funcionamento de lojas ou serviços, garantindo um acesso contínuo a uma ampla seleção de produtos, que vai desde bebidas quentes e frias a sanduíches, snacks e frutas. A facilidade de uso e a rapidez na obtenção dos produtos tornam os aparelhos de vending uma escolha popular entre os consumidores.
Contudo, a importância destes equipamentos vai além da comodidade. Para as empresas e instituições, a sua implementação pode trazer outras vantagens significativas.
Uma das principais é a redução de custos operacionais. As máquinas dispensam a necessidade de pessoal dedicado à venda e ao atendimento ao cliente, o que pode resultar em poupanças. Além disso, a gestão de stock pode ser realizada de forma remota, minimizando o desperdício e garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis.

Equipamentos cada vez mais digitais

Ao longo dos últimos anos o setor do vending tem evoluído a um ritmo muito elevado, com soluções cada vez mais inovadoras tanto a nível de equipamentos como de acompanhamento das tendências de produtos alimentares procurados pelos atuais consumidores.
As máquinas de hoje vão além do simples fornecimento de bebidas e de snacks. Elas incorporam ferramentas avançadas e recursos que as tornam ainda mais funcionais, bem como opções de comida saudável.
Em tempos de ritmos de vida acelerados, a SERDIAL empresa que integra o Grupo Trivalor, compreende a necessidade de acesso rápido a alimentos e bebidas de qualidade, pelo que tem vindo a revolucionar a experiência alimentar na área do vending ao longo das suas três décadas de existência.
Com mais de 5.000 equipamentos distribuídos por cerca de 700 clientes a nível nacional, principalmente dos setores empresarial, saúde e ensino, e mais de 180.000 produtos vendidos todos os dias, entre bebidas quentes ou frias a refeições ligeiras, o seu objetivo é proporcionar aos utilizadores um acesso cómodo a uma vasta gama de produtos através de um serviço de excelência e inovador, elevando a satisfação do consumidor a um novo patamar.
Uma das inovações mais disruptivas está no serviço Smart Vending, em que é possível fazer uma série de operações por meio de uma aplicação móvel, a começar pela visualização prévia dos produtos existentes na máquina, os respetivos preços e outros detalhes. Depois, é possível abrir a porta da mesma, lendo um código QR que a destranca, e escolher os produtos pretendidos de uma só vez. Logo após o fecho da porta, o valor dos mesmos será automaticamente debitado na conta do utilizador, que tem a possibilidade de solicitar fatura digital da compra efetuada.
A este serviço complementar vai juntar-se, em breve, explica Ana Oliveira, Diretora de Qualidade, Ambiente e Segurança da SERDIAL, “uma máquina de vending de gelados tipo sundae, fabricando-os ao gosto do cliente, da base ao topping”.
No serviço de vending convencional o destaque vai para a tecnologia NFC (Near Field Communication), a qual permite pagamentos contactless (sem contacto) através de qualquer dispositivo, e para a telemetria ligada ao sistema que além de uma maior eficiência do serviço dá acesso a promoções e a ofertas, uma vez que esta tecnologia tem a capacidade de identificar produtos específicos de acordo com a sua utilização, adaptando as promoções ao perfil da mesma, tornando a experiência de compra ainda mais relevante.
Outras inovações que têm vindo a ser introduzidas são os pagamentos cashless, ou sem dinheiro físico, de que o MB Way e o Bluetooth são bons exemplos, além dos métodos tradicionais, como cartões de crédito, débito e até mesmo cartões de refeição empresariais, proporcionando segurança e conveniência.

Foco eco-friendly

As máquinas de vending da SERDIAL são projetadas também tendo a sustentabilidade na mira, nomeadamente utilizando equipamentos com a melhor certificação energética e um gás para refrigeração mais ecológico, minimizando assim o impacto ambiental da sua atividade e contribuindo para um planeta mais saudável.
Outras boas práticas são a difusão do uso de embalagens sustentáveis e de materiais recicláveis, por exemplo nos copos das bebidas quentes, bem como a promoção de escolhas sustentáveis. Nas suas máquinas, os utilizadores encontram uma seleção de produtos ecológicos, como bebidas e snacks produzidos com ingredientes de origem sustentáveis, como é o caso do café.
A empresa realiza igualmente campanhas de sensibilização ambiental para práticas sustentáveis e cria, junto dos seus clientes, projetos de economia circular, que incluem a extensão do ciclo de vida ou o reaproveitamento de peças dos seus equipamentos para reduzir ao máximo o desperdício e a geração de resíduos. l

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