‘Supermercado invisível’: o futuro do retalho chegou a Portugal

Supermercados sem caixas e com câmaras e IA que calculam e cobram o valor das compras à saída. Continente, Galp e Brisa já estão a adotar esta experiência.

O futuro do retalho pode estar mais perto do que se pensa e a Inteligência Artificial vai fazer parte dele. A Shift4 (NYSE:FOUR), empresa especialista em pagamentos integrados, tecnologia de comércio e fornecedora de pagamentos móveis, e a Sensei, uma empresa portuguesa líder em inovação tecnológica, fizeram uma parceria, que está atualmente a ser desenvolvida em Portugal.
O resultado é um novo conceito de “supermercado invisível”, em que os clientes podem entrar nas lojas com a tecnologia contactless do cartão de débito ou crédito ou telemóvel. Uma vez lá dentro, a tecnologia da Sensei, com uma fusão de câmaras, visão por computador, IA e sensores, acompanha as escolhas dos clientes e cobra o valor exato à saída.
“Na Shift4, fornecemos pagamentos diretos, sem intermediários, para compras presenciais e online. Por um lado, sem custos iniciais para entrar nas lojas, sem downloads de aplicações e sem a partilha de informações pessoais; por outro, a nossa solução elimina a necessidade de os clientes utilizarem as tradicionais caixas automáticas” explica Michael Isaacman, CCO da Shift4.
A tecnologia da Sensei inclui o tracking em tempo real do que cada pessoa tem no seu cesto, ou seja, no final das compras os clientes podem ver o cesto com todos os produtos escolhidos antes de saírem da loja. O montante correto da compra é-lhes cobrado automaticamente numa única transação.
Já para os comerciantes, é possível fazer uma gestão de inventário em tempo real através dos dados proporcionados pela IA; e conseguem também obter uma visão abrangente do comportamento dos consumidores – em vários países, moedas e canais.
De acordo com as empresas parceiras, esta solução tem vários benefícios, entre eles:

Privacidade
Os clientes podem manter a privacidade, sem recurso a biometria ou reconhecimento facial à medida que adicionam ou removem artigos do seu cesto virtual;

Evitar filas
Os clientes podem evitar as filas e os tempos de espera, com uma experiência de compra para lojas de todas as dimensões;

Go-Live imediato
Os comerciantes conseguem integrar rapidamente novos produtos com formação de rede neural altamente otimizada, que garante uma experiência de retalho rápida e adaptável;


Disponibilidade 24h/dia
As lojas podem funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, pois oferecem uma configuração rápida, pronta para entrar em funcionamento e com fiabilidade constante.

Esta parceria está atualmente a ser desenvolvida em Portugal, mas deverá ser o início de uma potencial expansão para outros países.
A Brisa, a Galp e o Continente são algumas das empresas que já estão a adotar esta experiência.
“Estamos orgulhosos por sermos pioneiros numa experiência de compra visionária, eliminando barreiras e abrindo caminho para uma nova era no retalho autónomo. Os clientes que já usufruem desta solução estão na vanguarda da revolução do retalho, desfrutando de uma experiência de compra harmoniosa, eficiente e focada na privacidade – e que define o padrão do futuro”, afirma Vasco Portugal, CEO da da Sensei.