Teófilo Leite: “Portugal é o maior país da Europa”

Teófilo Leite, CEO da Lavoro, deixa a sua visão para o país daqui a 20 anos

Em 2043, Portugal celebra os 900 anos do Tratado de Zamora. Simbolicamente, estando aqui em Guimarães, essa pergunta faz ainda mais sentido. Como é que que imagina e gostaria que estivesse o país nos próximos 20 anos?
Teófilo Leite – 1143. Tratado de Zamora. D. Afonso Henriques, com o seu primo, Afonso VII, e o reconhecimento do Condado Portucalense. Uma data interessante e que eu, dentro das perspetivas de que vou pertencer à categoria dos que vão ultrapassar os 100 anos, estarei nessa altura com 93.
Há dois pontos a que eu reputo muita importância para o futuro de Portugal. É que Portugal, realmente, é o maior país da Europa. Parece uma contradição…

Pela questão do oceano?
TL – É o maior país da Europa pela questão do oceano. A nossa Zona Económica Exclusiva de 200 milhas marítimas confere-nos essa situação.
Imagino que, Portugal, utilizando de uma maneira sustentável todas estas potencialidades que o oceano nos pode trazer, possam daí resultar melhorias para a nossa população e acedermos a um nível de vida primeiro na Europa.
Mas, por outro lado, o oceano também é um elemento que nos interliga àquilo que são os PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa].
Já ligados aos PALOP pela língua, acho que o oceano contribui para essa ligação também. Temos de olhar para esta cooperação com os países de língua oficial portuguesa de uma maneira não saudosista, mas de cooperação, de cultura, nestes vários pontos do mundo, que, certamente, nos poderão guindar a um lugar conjunto de relevância mundial.