Estatuto Editorial


1. O Portugal Amanhã é uma publicação em suporte de papel de periodicidade semanal, com site diário, cujo objeto é informar, analisar e debater assuntos económicos, empresariais e temas de natureza estrutural para Portugal (como educação, saúde, infraestruturas, demografia, energia ou ambiente, entre outros), de forma prospetiva e de indubitável interesse público.

2. O Portugal Amanhã é uma marca de informação independente do poder político ou partidário e de quaisquer grupos económicos, sociais ou religiosos. 

3. O Portugal Amanhã orienta-se pelos princípios da liberdade de expressão e de informação, do rigor, do pluralismo e compromete-se a respeitar a legislação que regula a atividade dos media, como a Lei da Imprensa, bem como os valores éticos e deontológicos do jornalismo.

4. O Portugal  Amanhã produz informação que separa o que é notícia de opinião e análise, promovendo a liberdade de pensamento e o sentido crítico dos seus entrevistados e cronistas.

5. O Portugal Amanhã é um projeto editorial que depende da confiança do mercado, pelo que se compromete a separar as notícias e a opinião de publicidade ou de outros compromissos comerciais.

6. O Portugal Amanhã defende a liberdade, a iniciativa privada e a capacidade empreendedora de quem gera riqueza e emprego como pilares da democracia e da sociedade, sem prejuízo do papel essencial do Estado na regulação e na promoção da concorrência justa e da meritocracia. 

Projeto editorial


O Portugal Amanhã é um projeto editorial multiplataforma baseado no conceito “Portugal Amanhã”, ou seja, na produção de informação de cariz prospetivo e na promoção de reflexão livre e aprofundada sobre as tendências económicas e sociais – e de políticas públicas e privadas – para as próximas décadas.

O fator diferenciador desta marca de media é a divulgação de notícias, opiniões e estudos (produzidos por entidades, fundações, associações cívicas ou personalidades idóneas) sobre questões estruturais para o país, com impacto nas pessoas e nas empresas a médio e longo prazo, bem como revelar e analisar fatores críticos de sucesso de projetos relevantes no domínio económico, empresarial, científico, académico e social.

Lançado em 2023 pelo grupo Newsplex, pensar o País a 20 anos é o objeto principal do Portugal Amanhã, através do projeto de media “Amanhã.pt”.