“Governo foi irrepreensível neste caso”, diz Marcelo

Presidente da República diz que diplomatas deveriam conhecer o direito do país onde estão

Depois de uma nota no site da Presidência a referir que estava a acompanhar o estado de saúde de Rúben Cavaco, Marcelo Rebelo de Sousa louvou ontem o trabalho do governo e do MP.

“A questão de Ponte de Sor foi conduzida pelo governo de forma irrepreensível”, afirmou o Presidente da República, durante uma visita a Viseu. Para o chefe de Estado, o executivo pouco mais podia fazer até que o MP emitisse um parecer sobre o caso.

“Quem tem de investigar se há matéria criminal é o MP, não é o governo. O governo não podia nem devia avançar com nada antes de se apurar da parte do MP se havia matéria para investigação”, explicou Marcelo. Algo que diz ter sido feito pelas autoridades “em tempo recorde”. O Presidente da República disse ainda que agora é necessário “aguardar o curso dos acontecimentos esperando a reação de quem deve reagir”.

Quando questionado se as relações entre Portugal e Iraque sairiam afetadas com este caso, Marcelo adiantou que o relacionamento diplomático entre as duas nações “nunca pode ser questionado” pelo facto de as instituições funcionarem. “Quando alguém é representante diplomático num país sabe qual é o direito desse país”.