Morreu José Lello

O ex-deputado socialista morreu nesta sexta-feira, aos 72 anos.

Morreu José Lello

José Lello foi ministro da Juventude e Desporto num governo de António Guterres. Antes de ocupar este cargo tinha sido secretário de Estado das Comunidades de Jaime Gama. O ex-deputado socialista sempre se assumiu como “um gamista”, um pequeno grupo dentro do PS que apoiava o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi deputado do PS durante várias legislaturas, depois de ter sido eleito pela primeira vez em 1983. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República e presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.

Deixou o parlamento em 2015. Em entrevista ao i, José Lello confessou estar “um pouco cansado” da atividade política. “Sempre gostei muito do parlamento, mas estou um pouco cansado. Acho que a Assembleia da República se perde muitas vezes com coisas marginais, fala-se muito e delibera-se pouco. Um parlamento deve ter sobretudo um caráter deliberativo e fiscalizador dos atos da administração”

Na mesma entrevista, publicada há um ano, o socialista contou também como se deu a sua aproximação à política. “É uma coisa de família. O meu avô era republicano, o meu pai foi da candidatura de Humberto Delgado. Aquando do 25 de Abril tive uma frustração muito grande: estava doente, de cama, com uma gripe terrível, não pude ir para a rua. A primeira vez que fui à rua foi no 1.o de Maio. Sou militante do PS desde 7 de Maio de 1974”