Novo Banco Vendido à Lone Star? E Dívida Pública

Segundo os comentários semanais de Luís Marques Mendes na Sic, que eu não vi, mas li hoje no Diário de Notícias, o Banco de Portugal já decidiu propor ao governo, que é a quem cabe tomar a decisão definitiva, a venda do Novo Banco. Sempre segundo Luís Marques Mendes, os chineses do grupo Minscheng tinham…

O Novo Banco deverá assim ser vendido à Lone Star. Segundo o leitor que assina com o pseudónimo Monhé, a Lone Star pagará 750 milhões de euros pelo banco e injetará neste, em capital fresco, outros 750 milhões de euros. Pelas contas que eu fiz no outro dia, a Lone Star vai pagar apenas 27% do valor contabilístico do banco. Além disso, o Estado terá de fornecer garantias contra a litigância de 8.000 milhões de euros. Depois, sendo um fundo de investimento e não um banco, a Lone Star deverá continuar a desmembrar o Novo Banco (que já não tem seguros nem banca de investimento). O mais provável parece, pois, que, em Portugal, passemos de cinco para quatro grandes bancos.

Só uma palavra sobre a dívida pública. O Banco de Portugal anunciou hoje que esta diminuiu em novembro: líquida de depósitos do Estado, está agora em 223 700 milhões de euros, o que corresponderá a cerca de 124% do PIB. Está brutalmente alta, mas em novembro diminuiu. Um só mês é insuficiente para tirar conclusões, mas vamos esperar que este seja o início do fim da subida da dívida pública.