PCP entrega requerimentos para fiscalizar PPP

Os comunistas querem que seja criado um “grupo de trabalho” para haver uma “avaliação política das PPP”

O PCP entregou esta quinta-feira dois requerimentos para “fiscalizar e acompanhar” as Parcerias Público-Privadas (PPP) na área da saúde.

“O PCP prosseguindo o compromisso assumido com os trabalhadores e o povo português de defesa intransigente do Serviço Nacional de Saúde e da necessidade de a Assembleia da República fiscalizar e acompanhar as PPP existentes na saúde entregou hoje [quinta-feira] mesmo na Comissão competente dois requerimentos”, afirmou Carla Cruz, esta tarde, durante as declarações políticas no Parlamento.

O primeiro requerimento, explicou a deputada, visa que seja constituído “um grupo de trabalho” para proceder “à avaliação política das PPP”. “Avaliação que vá além dos indicadores dourados e faça a avaliação da realidade que está escondida e dos prejuízos que têm sido causados aos doentes, profissionais e mesmo ao erário público”.

O segundo requerimento tem como objetivo garantir que o Governo mantém a Assembleia da República informada “de todas as diligências que tomar e dos dados que obtém quanto à gestão dos hospitais geridos em PPP”. “E, de forma imediata do Hospital de Cascais e de Braga, por serem aqueles que durante o ano é preciso tomar decisões”, acrescentou Carla Cruz.

As iniciativas dos comunistas surgem no seguimento da decisão do governo de abrir um concurso para a gestão do hospital de Cascais. Decisão tomada após recomendação da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) do Ministério das Finanças, que concluiu ser “mais vantajosa” uma gestão em parceria publico-privada, lê-se no Público.