Elza Pais quer mais mulheres na política

Candidata ao Departamento Nacional de Mulheres Socialistas apresenta moção “Novas Lideranças” e diz que existem “obstáculos à entrada de mulheres na política”

A candidata ao Departamento Nacional de Mulheres Socialistas, Elza Pais, defende que é preciso trazer mais mulheres para a política. Na moção “Novas Lideranças”, a ex-secretária de Estado da Igualdade defende que “os estudos têm demonstrado que existem várias dificuldades e obstáculos à entrada e permanência das mulheres na política” e atribui a responsabilidade “ao modelo de funcionamento dos partidos e da atividade política”. Um modelo, acrescenta a socialista, que tem sido “formatado pela tradicional predominância de homens”.

Para alterar esta situação, Elza Pais propõe “a criação de redes de mentoria e apoio a mulheres políticas por mulheres com experiência de liderança”, “fomentar a criação de uma rede de mulheres autarcas para partilha de experiências”, fomentar a criação de uma rede ibérica de mentores para a igualdade em articulação com o PSOE” e promover uma Escola de Verão sobre liderança.

As candidaturas ao Departamento Nacional de Mulheres Socialistas estão abertas até quinta-feira. Elza Pais foi até agora a única socialista a apresentar uma candidatura e tem Edite Estrela como mandatária nacional e Maria Antónia Palla como Presidente Honorária da Comissão de Honra. Jorge Lacão é o mandatário nacional.