Há mais mulheres a trabalhar, mas fosso salarial em relação aos homens continua a existir e há estudos que apontam para agravamentos na ordem dos 70%. A diferença do rendimento médio mensal líquido entre homens e mulheres continuou a aumentar desde 2014, atingindo uma diferença de 242 euros em 2024
Apesar do aumento da escolaridade e do peso das mulheres no mercado de trabalho vários especialistas admitem que ainda há muito trabalho por fazer. Em Portugal, representam 52% da população, vivem mais tempo, mas apresentam maior nível de pobreza.
De acordo com os dados da DGS, nos últimos quatro anos têm sido detetados cada vez mais casos, o que pode refletir uma maior atenção dada ao problema pelos profissionais de saúde, e não propriamente um agravamento da prática.
A justificação é de que a Pinker não atua em conformidade com a lei que proíbe a discriminação no acesso aos serviços TVDE.
De acordo com o jornal Público, na Associação de Apoio à Vítima, foram contabilizados 6.545 pedidos de ajuda em dois anos e, destes, 3013 pediram ajuda em 2022 e 3532 no ano passado.
Existem projetos semelhantes ao da Pinker noutros países e também enfrentam desafios significativos.
Cansada de ver os museus e galerias só exporem obras de arte feitas por homens, Katy Hessel resolveu pôr mãos à obra. Abriu uma conta no Instagram dedicada às artistas mulheres e escreveu um livro com o seu quê de polémico que acaba de ser publicado em Portugal.
Em declarações aos jornalistas, Maria da Graça Carvalho informa que “há mesmo um retrocesso” no que diz respeito à igualdade de género, culpabilizando os Estados-membros.
José Gameiro, 75 anos, mais de 40 de atividade profissional como psiquiatra, já viu de tudo em relação à amizade. Desde homens casados que traem a mulher com a mãe desta, até mulheres que enganaram o marido com o pai deste. Mas como eram as relações de amizade há uns bons anos?
Dos 73 atletas em prova, 37 são mulheres.
No coração de Londres existe um dos mais antigos e exclusivos clubes do mundo, o Garrick Club. Ao fim de 193 anos permitiu a presença de mulheres entre os seus ilustres membros. Uma decisão histórica… mas normal.
Os talibã também não esperam abordar questões como a aplicação da lei islâmica, os castigos corporais ou a abolição do direito das mulheres à educação, as restrições ao trabalho ou à circulação
Inês e Joana são brasileiras. Aissatu é guineense. As três vieram para Portugal e decidiram trilhar o seu caminho na área da estética. E não se arrependem.