Passos e Marcelo em queda

Estará o PS a caminho da maioria absoluta? Ainda é cedo para dizer, mas a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC hoje divulgada mostra que António Costa continua o caminho de subida nas intenções de voto e aumenta a distância que separa o PS de PSD e CDS somados.

Nesta sondagem, os socialistas sobem 1% em relação ao estudo feito pela Eurosondagem no mês anterior. O PS tem agora 38% e o PSD 30%, menos 0,4 pontos do que na última sondagem.

Os números mostram que um ano depois de fechar os acordos para a solução governativa à esquerda, Costa tem quase mais 6% do que tinha quando foi a votos a 4 de outubro de 2015.

À medida que o PS sobe, descem os parceiros à esquerda. O BE está nos 9,1%, descendo 0,6 pontos percentuais. A CDU (PCP e Verdes) reúne 7,75 das intenções de voto, registando uma queda de 0,5 pontos.

A subir está o PAN, que passa para os 1,6% das intenções de voto (mais 0,5 pontos).

Assunção Cristas também regista uma ligeira subida. O CDS está agora nos 6,8%, subindo 0,2 pontos.

Marcelo perde popularidade

Continuam a ser impressionantes os níveis de popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas é o segundo mês consecutivo que o Presidente da República perde terreno na Eurosondagem. Marcelo tem um saldo positivo de 56,8 pontos, mas cai 0,2 pontos, talvez acusando o desgaste de estar permanentemente na comunicação social.

Também neste campeonato, António Costa tem razões para ficar contente e Passos Coelho preocupado.

Costa sobe 1,3 pontos para um saldo positivo de 31,9 pontos. Passos desde 2,2 pontos para os 14,6. Um resultado que não deve impressionar muito o líder do PSD, que ainda ontem no jantar de Natal do grupo parlamentar social-democrata garantia que não tinha governado a pensar em sondagens e que também não ia fazer oposição a pensar nesses números. “Os nossos princípios não estão no mercado das sondagens”, avisava Passos, talvez antevendo os resultados hoje divulgados pelo Expresso e pela SIC.

Quem também está em queda, embora menos acentuada, é a líder do CDS. Assunção Cristas desce 0,9 pontos para o saldo positivo de 10,4 pontos. Mesmo assim, fica ligeiramente à frente de Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP está em queda depois do congresso do partido que o reconfirmou na liderança. Tem um saldo positivo de 10, 3 pontos e desde 1,9 pontos em relação ao mês anterior.

Catarina Martins é a menos popular do barómetro e também está em queda. A líder do BE tem um saldo positivo de 8,8 pontos e caiu exatamente o mesmo que Jerónimo: 1,9 pontos.