[youtube:kvwklui2avo]
segundo um comunicado deste organismo, a cadeia internacional de hotéis e resorts de luxo destaca «o crescimento da reputação de lisboa nesta área de negócio», tendo em conta os «eventos de elevado perfil que acolheu nos últimos anos».
a localização da cidade, as infra-estruturas disponibilizadas, a relação qualidade/preço e o clima ameno são outras das mais-valias apontadas.
o turismo de negócios é precisamente um dos produtos turísticos estratégicos de lisboa e representa mais de 40% das receitas do sector na capital, tendo motivado nos últimos anos várias referências internacionais a lisboa.
no top dez de destinos de negócios de 2011 da great hotels of the world, em cuja rede os hotéis ingressam apenas por convite, estão também a croácia, áfrica do sul, índia, montenegro, turquia, grécia, islândia, sardenha (itália) e seul (coreia do sul).
lisboa é responsável por 21% do pib atribuído à economia do turismo nacional e por 22% das dormidas na hotelaria nacional, com 29% das receitas deste sector.
o total de receitas globais geradas na área metropolitana de lisboa pelo turismo ultrapassa os 492 milhões de euros.
lusa/sol