No total, estarão abertos no Dia de Natal 188 serviços de urgência, enquanto 12 estão fechados e oito referenciados
Só depois do licenciamento da ERS, o hospital, que ainda não tem uma data para a sua abertura, poderá entrar em funcionamento
As novas regras de acesso às urgências forçam os utentes a ligar para linha SNS 24 ou arriscam-se a ficar à espera horas a fio. A inovação é que através da linha telefónica os doentes são encaminhados para os centros de saúde ou para consultas nos próprios hospitais em 48 horas
Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto se iniciou em maio de 2023, de acordo com os dados da DE-SNS
“O último dado que tenho é que em menos de dois a três minutos (os utentes) são pré-triados por enfermeiros e no caso das grávidas pré-triadas por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica”, afirmou Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas.
A pré-triagem telefónica deverá ser feita preferencialmente por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica
«Não tem nada a ver com a imigração, já que se refere a estrangeiros não residentes em Portugal, nem se confunde com o chamado turismo de saúde, pois trata-se de uma utilização abusiva do SNS», esclareceu Miguel Guimarães.
“Mais que reduzir os internamentos é preciso criar condições para que os utentes destas estruturas obtenham a resposta necessária sem necessidade de recorrer aos serviços de urgência dos hospitais
“Os dados estão próximos das estatísticas oficiais, o que valida o estudo e indica que Portugal teve a capacidade, na maior parte do período, de diagnosticar”
1930-2024 O fundador da Joaquim Chaves Saúde morreu aos 94 anos
O serviço também aconselhou 5 mil a permanecerem em autocuidados e encaminhou cerca de 1.000 utentes para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O líder socialista argumentou que esta medida traduz “todo um programa político”
Ministra avançou que “no SNS a procura é muito maior do que a oferta”
A antiga ministra declarou desconhecer qualquer interferência, assegurando que nunca foi contactada por membros do Governo, da Presidência da República ou outras entidades públicas.
Os serviços mínimos serão assegurados nos serviços que funcionem ininterruptamente 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
ex-presidente do FC Porto deverá permanecer hospitalizado pelo menos nos próximos dois dias.
A polémica gerada pela greve no INEM veio aumentar a pressão dentro e fora do Executivo para que Montenegro faça ajustes. Vaz Tomé deverá cair na sequência deste caso. Outras mexidas só depois do Orçamento.
O Ministério Público (MP) abriu sete inquéritos sobre mortes que possam estar relacionadas com falhas no socorro do INEM.