Em vésperas da convenção em que se candidata a um segundo mandato à frente da IL, espera que as questões internas fiquem resolvidas. Aposta em candidaturas próprias nas autárquicas, mas admite coligações.
Lena D’Água mantém a chama e a certeza, e continua uma eterna apaixonada por todos os seus temas
Um Rei que ‘trabalha loucamente e que dedica atenção a cada papel’, um ‘homem supercurioso que passa as suas paixões aos outros’. Nesta segunda parte da conversa, o autor da biografia El-Rei Eclipse fala-nos do final do longo reinado de D. João V, um monarca ‘pré-iluminista’ que nunca saiu de Portugal.
O professor catedrático e especialista em Relações Internacionais, diz que temos líderes a pensar no tempo eleitoral quando defende que “o tempo político tem de ser superior ao tempo eleitoral”, daí afastar a ideia que Zelensky poderá seguir o caminho de Churchill.
Armindo Monteiro, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), diz que se a carga fiscal não fosse tão elevada, os salários poderiam aumentar mais e que as subidas têm servido para aumentar a receita tributária. E dá cartão vermelho aos partidos: ‘Quando servimos interesses eleitorais não estamos a servir interesses do país’.
Como presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, defende uma maior intervenção do Estado no apoio ao desporto e considera que os atletas olímpicos são vistos como uns semideuses, mas facilmente caem no esquecimento por falta de cultura desportiva.
O Governo de Patrice Trovoada foi demitido pelo Presidente da República de São Tomé e Príncipe na segunda-feira. Carlos Vila Nova utilizou a constante ausência do PM para justificar a decisão inesperada.
Numa entrevista cara-a-cara, André Ventura responde a tudo. Admite que tem medo de um atentado, diz que Montenegro tem falta de coragem, revela que propôs a redução das subvenções aos partidos e que os deputados do Chega vão entregar os seus aumentos, critica Trump e diz que Elon Musk o vai apoiar nas presidenciais.
Rui Malheiro, candidato à liderança da Iniciativa Liberal, lamenta a falta de ambição de Rui Rocha e acusa o atual líder de desunir os militantes e de levar à saída de quadros. Quer um partido que conquiste votos em todo o país e não apenas nas grandes cidades.
Tem dois anos para executar 60% das verbas do PRR, mas o ministro Adjunto e da Coesão Territorial vai ter de deixar cair o metro de superfície entre Loures e Odivelas. Sobre as presidenciais, Castro Almeida acredita que Marques Mendes vai ser o candidato do PSD, mesmo que não o anuncie agora.
O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior condena a operação policial no Martim Moniz, mas não nega que a Mouraria tenha problemas de insegurança, tal como reconheceu em julho
Acha que falta coordenação no Governo e que Montenegro está a remar sozinho. Para já ainda não é tempo de remodelações embora considere que Margarida Blasco é o erro de casting do Executivo.
Foi capelão da Marinha, onde conheceu o então vice-almirante Gouveia e Melo. Rui Valério, considerado por muitos católicos como o patriarca dos ‘desamparados’, não prescinde de visitar os sem-abrigo e foge dos acontecimentos públicos…
Raquel Varela em forma de romance dá a conhecer a vida de Padre José Martins Júnior, que, da Ribeira Seca na Madeira, atravessou a história global, do fim do feudalismo em pleno século XX às lutas anticoloniais, da teologia da libertação à resistência antifascista, em que o vocábulo ‘povo’ foi elevado.
O politólogo tem “grandes dúvidas que haja salvação para a Síria nas mãos destes grupos terroristas” e diz que o HTS vai mudar a antiga ditadura por uma outra ainda mais grave
Os alunos portugueses estão cada vez pior em Matemática. A queda começou em 2015 e representa a perda de dois anos de escolaridade para os alunos do 8.º ano. A pandemia só veio agravar políticas erradas, diz João Marôco.
A Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados elege o IRS Jovem e a redução do IVA como positivo. Paula Franco diz que o Orçamento é ‘conservador e prudente’ e que algumas medidas são de continuidade face ao que foi privado em documentos anteriores.