no barreiro e em almada, o lixo reciclável pode valer bilhetes para andar nos transportes. a iniciativa das duas autarquias assinala a semana europeia da mobilidade (sem), que começa hoje e termina a 22 de setembro, com actividades em várias cidades.
as chamadas eco-trocas permitem circular livremente nos transportes públicos – radiografias, óleos alimentares usados e outro tipo de resíduos recicláveis podem ser entregues para a troca.
o tema central da sem deste ano é ‘mobilidade mais inteligente – uma vida melhor!’. realizada desde 2002, a iniciativa pretende alertar os europeus para a necessidade de uma mudança em relação à mobilidade urbana, com especial atenção para o uso do automóvel.
o dia sem carros, a 22 de setembro, é o culminar das actividades e conta com a adesão de várias autarquias, que convidam os habitantes a fazerem deslocações a pé ou de bicicleta para conhecerem a sua cidade num ambiente mais ecológico. o objectivo é sensibilizar para o impacto ambiental causado pelo uso do automóvel particular.
o porto, por exemplo, sugere serviços de carpooling – partilha de carros – ou uma corrida de carros movidos a luz solar feitos por crianças.
em lisboa, a federação portuguesa de cicloturismo organiza um passeio de bicicleta de 34 quilómetros.
na linha de cascais, é inaugurado o corredor ciclável no paredão entre cascais e estoril.