SOL&SOMBRA

Quem está ao SOL e quem ficou à SOMBRA. A semana vista por José António Lima.

sol

teixeira dos santos

conseguiu, finalmente, levar sócrates a aceitar um pacote de medidas que ajudará a reduzir o défice público em mais de 5 mil milhões de euros. conseguiu convencer o seu amigo mexicano da ocde a fazer-lhe o serviço de abrir a porta à necessidade do aumento de impostos. conseguiu, ainda, salvar a derrapagem em que se encontrava o défice de 7,3% em 2010 graças ao expediente da receita extraordinária dos 2.600 milhões do fundo de pensões da pt (que davam e sobravam para pagar, não 2, mas 5 submarinos…). aliviou, para já, a pressão de bruxelas e a insustentável subida dos juros da dívida portuguesa. e se este pacote de medidas chegou demasiado tarde, ele será, por certo, um dos menos culpados no conjunto do governo.

sombra

laurentino dias

envolveu-se e ao governo, de forma abusiva e intempestiva, na lamentável novela do afastamento de carlos queiroz da selecção nacional, aparecendo publicamente a tomar posição contra o seleccionador, a aplaudir o castigo de suspensão por seis meses aplicado pela autoridade antidopagem e a exigir decisões drásticas à fpf. agora que as suspensões foram revogadas, tanto pelo tribunal arbitral do desporto, na suíça, como pela fpf, que autoridade e que cara lhe restam para falar do tema? e para se manter acima, como devia, das querelas do futebol e do desporto em geral? saiu-lhe o tiro pela culatra.

manuel alegre

como irá o candidato presidencial de sócrates e do ps sustentar o seu discurso de campanha contra o governo e o partido que aumenta de novo os impostos, reduz os salários dos funcionários públicos e a generalidade dos apoios sociais, entres outras políticas de austeridade? apanhado em cheio pelo tsunami das violentas e impopulares medidas anticrise de sócrates, eis uma candidatura que parece destinada ao naufrágio.

pedro silva pereira

o ministro da presidência prestou-se ao papel de revelar, de forma enviesada e insólita, os contactos entre sócrates e passos coelho para atacar o líder do psd, rebaixando ainda mais o nível do debate político. já vale tudo para o governo se livrar de apuros e atirar as culpas para os outros?! e fazer, depois, cara de anjinho e estender a mão ao psd só tornou ainda mais grotesca e lamentável a encenação política que protagonizou.

jal@sol.pt