somos principiantes, mas nem assim são permitidos desleixos. «primeiro agarra-se no cacho e depois corta-se o pé. não se apanham cachos com uvas secas nem se enchem os cestos mais de metade». é deste modo desempoeirado que o enólogo paulo laureano dá as boas vindas aos trabalhadores.
para ele, o dia começou há horas e o namoro com esta vinha em montemor-o-novo já tem três anos. «começámos em 2007. no ano passado produzimos cinco mil garrafas. este ano, contamos, até ao natal, ter à venda o dobro», anuncia. e incentiva ao trabalho.
à nossa espera seis hectares de vinhas enfileiradas fazem-nos subir e descer a encosta vezes sem conta. estas uvas são a matéria-prima daquele que será o primeiro vinho com a marca l’and vineyards. em mãos temos delicados bagos de touriga nacional, touriga franca, alicante bouschet, aragonês, trincadeira, cabernet sauvignon e tinta caiada.
paulo laureano explica que a preocupação foi «eleger um conjunto de cores, aromas e sabores que dêem origem a vinhos de fino recorte e que traduzam o terroir em que estão implantadas. por isso esperamos ter um vinho frutado, irreverente, com um perfil estruturado e com as marcas do alentejo».
seguimos a explicação do especialista. «um bom vinho começa com uma boa plantação e com uma vindima no tempo certo». depois segue-se o estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e mais três meses em garrafa. com a aproximação da hora do almoço mal podemos esperar para provar o que a primeira colheita rendeu. mas até lá há ainda muitos cachos para apanhar.
a l’and vineyards é um projecto único no país que se desenvolve em torno da vinha e do vinho. inserido numa herdade de 66 hectares em montemor-o-novo, quer desafiar os proprietários das moradias que aí se encontram a tornarem-se produtores vitivinícolas com a ajuda do enólogo.
cada produtor pode utilizar apenas as uvas da sua vinha ou contar com as castas comuns plantadas no terreno. tem acesso a uma micro-cuba própria, além da selecção das suas barricas para o vinho estagiar. e, não menos importante, pode dar o seu cunho pessoal e desenhar a embalagem e o rótulo, para impressionar os amigos no próximo jantar.
quem quiser apenas desfrutar da experiência, no futuro, o grupo lágrimas hotels & emotions vai assegurar as vertentes de hotelaria, spa e restauração da herdade. para já, resta-nos acabar a vindima e deixar o vinho estagiar… voltaremos no são martinho para provar o néctar produzido no ano passado.
patricia.cintra@sol.pt
l’and vineyards
montemor-o-novo
tel. 213 146 673