Sarkozy reconduz Fillon como primeiro ministro

Tal como já se esperava, Nicolas Sarkozy nomeou novamente esta manhã François Fillon como primeiro ministro e encarregou-o da composição de um novo Governo. O presidente espanhol tenta assim recuperar a popularidade, desgastada pelas greves sucessivas.

françois fillon, que se demitiu ontem, foi hoje reconduzido no cargo pelo presidente francês. desta maneira sarkozy decide manter a seu lado o primeiro ministro que o acompanha desde o início do seu mandato, em 2007, e que com ele, com toda a certeza, o terminará, em 2012.

num comunicado, fillon assegura que aceita «com determinação» esta nova etapa que será consagrada a «fazer crescer a economia». «desde 2007, e apesar de todas as resistências, ataques e contestação, sarkozy tem permanecido fiel ao seu rumo reformista, com o apoio constante da maioria parlamentar», afirmou o novo primeiro ministro.

fillon assegurou novamente o seu compromisso para com o chefe de estado para guiar o país «numa nova etapa que deve permitir o país a reforçar o crescimento da economia e o emprego».

segundo os media franceses, a composição do novo governo será conhecido ainda hoje.

a situação política francesa manteve-se estancada desde junho: o caso bettencourt monopolizou as atenções durante o verão. após a época balnear, seguiu-se a polémica em torno das reformas, entre o governo e os sindicatos que colocou o país à beira do colapso por falta de gasolina.

 

sol