a abertura do 20º congresso das comunicações coube a diogo vasconcelos, que enfatizou o papel de cérebros europeus na inovação de várias áreas.
para o presidente da associação portuguesa para o desenvolvimento das comunicações a realização deste evento serve para «preparar o futuro e apostar na inovação».
o papel da inovação para o desenvolvimento da economia foi sublinhado numa mensagem em vídeo enviada pela comissária europeia para a agenda digital, neelie kroes.
a responsável destacou o investimento que portugal tem vindo a fazer na área das novas tecnologias ao longo dos últimos anos e admitiu que é um dos estados membros onde se encontra «um grande entusiasmo digital tanto no sector público como no sector privado».
quem também este presente na abertura foi o ministro da economia, inovação e desenvolvimento, vieira da silva, que considerou que o lema restart é «um conceito muito aliciante quando estamos a debater o futuro, em grande parte liderado pelas tic».
o governante afirmou que a questão central é «a quantidade de inovação que introduzimos nesse recomeço», acrescentando que «estamos no momento em que a rapidez com que introduzimos inovação é cada vez mais decisiva».
«temos de ter ambição de sermos mais do que nós e penso que conseguimos nesta área», concluiu vieira da silva no final da sua intervenção.
o congresso das comunicações começou hoje e termina amanhã no centro de congressos de lisboa e pode ser acompanhado on-line.
durante este dois dias vão ser organizadas diversas conferências sobre temas chave para o sector das comunicações e numa área de exposição diversas empresas estão a demonstrar as suas soluções.