segundo gilyto semedo, diretor da gms entertainment, empresa que divulgou segunda feira os nomeados para os prémios music awards, cesária évora, ou cize, 69 anos, não é candidata em nenhuma das 18 categorias, dado o seu percurso na história da música de cabo verde.
cize é responsável pela internacionalização da música de cabo verde e abriu portas para que, hoje, vários artistas crioulos sejam escutados nos palcos de todo o mundo. «o papel de cesária évora em prol da cultura nacional é indiscutível e a sua carreira de sucesso é um orgulho para toda a nação», explicou o também cantor.
«por essa razão, a organização do cvma entende que «cize» não deverá submeter-se ao concurso nem às votações. merece, isso sim, uma distinção muito especial na gala», acrescentou.
para gilyto semedo, a homenagem será «uma forma de agradecimento» pela longa caminhada na música de cabo verde, pelo sucesso, pela carreira sólida que conseguiu construir e por ser um dos nomes que colocou o país no mapa do mundo musical.
ainda conhecida como a diva dos pés descalços, por cantar sempre descalça, a cantora lançou segunda-feira um novo disco, cesária évora &…, que conta apenas com duetos com artistas de 15 países de áfrica, américa e europa, cd que se segue a nhô sentimento, datado de 2009.
nome incontornável da designada world music, com milhares de discos vendidos, o novo álbum de “cize” tem 19 temas, dois deles, como bónus, gravados ao vivo, reunindo várias músicas do mundo em duetos com cantores como lura, teófilo chantre, bonga, marisa monte e caetano veloso.
os franceses cali e bernard lavilliers, o senegalês ismael lo, o maliano salif keita, os cubanos compay segundo e chucho valdés, o italiano adriano celentano, o polaco kayah, a mexicana tania libertad, o espanhol pedro guerra, o norte-americano bonnie raitt, o sérvio goran bregovic e a grega eleftheria arvanitaki participam também no disco.
natural do mindelo, onde nasceu a 27 de agosto de 1941, cesária évora é considerada a «embaixadora da morna», música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.
lusa/sol
