na maioria das situações, as crianças e jovens não sabem estudar, pois nunca ninguém os ensinou. se o seu filho tem insucesso escolar, o primeiro passo a dar é compreender a causa: desmotivação, distracção, ausência de hábitos de estudo, défice cognitivo, expectativas parentais elevadas face às capacidades do filho. para tal, é necessário falar com o seu filho e com o director de turma.
na ausência de métodos de estudo deverão ser criados hábitos de trabalho diário e um espaço propício à aprendizagem, sem factores de distracção; ter os recursos necessários (livros, estojo, dicionário, etc.) nesse espaço de estudo; aprender a controlar o tempo de estudo, ao introduzir momentos de pausa. é preferível estudar uma hora por dia do que estudar um sábado inteiro. começar pelas matérias mais complexas e terminar com as que requerem menos esforço.
uma vez que a maior parte das aprendizagens escolares se baseiam na informação escrita, torna-se prioritário que o seu filho adquira um conjunto de estratégias que lhe permitam descodificar a informação, como aprender a questionar, analisar, sublinhar, parafrasear, resumir e esquematizar.
recorrer a explicações? só em último recurso, quando todos os meios de apoio escolar e familiar falham. é importante a noção de que não basta aprender as técnicas, é necessário aplicá-las e treiná-las. o que se pretende é que o aluno saiba estudar para aprender, que se torne um agente activo do processo de aprendizagem.
envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com
