SOL&SOMBRA

Quem está ao SOL e quem ficou à SOMBRA. A semana vista por José António Lima.

sol…

josé mesquita

se o governo de sócrates se declarou impotente para impedir o expediente de carlos césar que visa contornar as medidas de austeridade aplicadas a todos os (outros) funcionários públicos, já o representante da república nos açores fez questão de utilizar a autoridade e o sentido de estado que lhe estão conferidos. e vetou o orçamento regional para 2011, que inclui a tal norma excepcional da remuneração compensatória. carlos césar, cioso dos seus pequenos poderes, pode fazer aprovar de novo a lei. mas fica o significado deste gesto para repor a moralidade entre órgãos do estado. e o simbolismo de um veto para travar os excessos populistas do caciquismo insular.

…&sombra

paulo sérgio

o sporting já estava arredado da luta pelo título, a 13 pontos da liderança do campeonato, e viu-se esta semana prematuramente eliminado da taça de portugal. o insucesso desportivo, que há muito se instalou em alvalade, não se resolve com constantes mudanças de treinador. mas a verdade é que o futebol deste sporting não convence nem entusiasma ninguém, tem falta de ambição, de qualidade e de agressividade competitiva. resta-lhe, agora, a liga europa para tentar salvar o que resta de uma época praticamente perdida.

ilda figueiredo

a eurodeputada do pcp recusou-se a criticar o governo cubano por impedir o dissidente guillermo fariñas de ir a estrasburgo receber o prémio sakharov. mas não se coibiu de censurar o parlamento europeu por entregar pela terceira vez o prémio a um dissidente de cuba. eis o pcp no seu melhor em ‘defesa das liberdades’. quando se fala das inaceitáveis violações dos direitos humanos na china, na coreia do norte ou em cuba, os representantes do pcp perdem a noção da dignidade e da decência políticas. não têm emenda.

santos ferreira

as revelações do wikileaks ficarão como uma mancha no seu currículo de gestor financeiro. por muito que desminta a versão da embaixada dos eua em lisboa, que relata a proposta de violar o sigilo bancário para poder fazer negócios no irão, a suspeita sobre o presidente do bcp já dificilmente se desvanecerá.

josé antónio lima